Unioeste realiza o I Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Ambiente 29/04/2009 - 16:52

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, abriu o I Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Ambiente, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), nesta terça-feira (28), com uma palestra sobre “As políticas de Ciência, Tecnologia e Financiamento do Estado do Paraná”. O Seminário prossegue até esta quinta-feira (30) com palestras nas áreas de ambiente e desenvolvimento regional.
Lygia Pupatto que é bióloga por formação, começou seu discurso afirmando ser uma militante da causa ambiental e parabenizando a iniciativa do Seminário. Também destacou o trabalho que deve ser feito pela Ciência e Tecnologia. Em decorrência das disparidades sociais existentes no Paraná, o Governo Estadual definiu como política geral o combate às desigualdades e a tentativa de mudanças significativas na realidade social. “Neste sentido pensamos como a Seti poderia contribuir com possibilidades de combate a essas desigualdades e a partir de então elaborar projetos, como o programa Universidade Sem Fronteiras”, explicou Lygia.
Lygia Pupatto comentou sobre a “Economia do Conhecimento”, onde a atuação se dá não somente no desenvolvimento econômico e na economia competitiva da geração de empregos, mas leva em questões as pessoas e suas ações no exercício do desenvolvimento social. “Desta forma o governo enxerga a Universidade como essencial para o desenvolvimento social, econômico e cultural da sociedade”, disse a secretária.
O programa Universidade Sem Fronteiras é um exemplo desta atuação. “É o maior projeto de extensão do Brasil, com mais de 5 mil pessoas envolvidas, em mais de 200 municípios. Com esse programa estamos criando condições de desenvolver a economia do conhecimento, saindo dos muros da Universidades, tirando a poeira de nossas teses e desenvolvendo um trabalho sério e de responsabilidade social”, afirmou Lygia Pupatto.
Durante a palestra foi comentado ainda sobre os futuros investimentos que serão realizados na Unioeste, como a instalação de internet banda larga sem fio em todos os campi e aquisição de novos computadores.