“Universidade em Movimento” destina R$ 10 milhões à UEPG 11/11/2008 - 15:10

“Estamos fazendo uma revolução silenciosa no Estado porque, quando investimos na educação, na ciência e na tecnologia, estamos mudando o Paraná através do conhecimento”, disse nesta segunda-feira (10) a secretária estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, ao anunciar investimentos de R$ 8,063 milhões na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A UEPG terá ainda um investimento de cerca de R$ 2 milhões destinados à universalização do acesso à internet em todas as unidades de ensino.
Os recursos fazem parte do programa “Universidade em Movimento”. Através dessa iniciativa, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) vai investir R$ 82 milhões nas 13 instituições de ensino superior públicas estaduais, beneficiando mais de 100 mil estudantes, técnicos, professores e pesquisadores.
O programa “Universidade Em Movimento” vai fazer com que toda a comunidade acadêmica trabalhe para que os cursos tenham um nível de avaliação de excelência.
Do investimento total, R$ 72 milhões serão empregados na implantação de laboratórios de informática em todos os cursos de graduação, aquisição de novos veículos para o “Universidade Sem Fronteiras”, modernização das Fazendas-Escolas com tratores, caminhões e máquinas semeadeiras, além de outros equipamentos para as instituições.
Outros R$ 10 milhões serão investidos na construção de oitos centros de integração do ensino superior com a educação a básica, para a realização do Integrar – PDE, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed).
“O orçamento da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em 2008 é de R$ 1,2 bilhão; e mais R$ 98 milhões estão sendo investidos agora em nossas Universidades e Faculdades Estaduais. Há um consenso hoje, por parte de toda a sociedade brasileira, de que só teremos um desenvolvimento sustentável se investirmos em ensino, ciência e tecnologia. A maioria dos nossos cursos é de excelência, mas queremos a excelência de todos”, afirmou a secretária, agradecendo a parceria mantida com os reitores.
O reitor da UEPG, professor João Carlos Gomes, disse que, com o programa “Universidade em Movimento”, o Governo do Estado dá seqüência a uma política de investimento e valorização do ensino superior público paranaense, que vem conquistando importantes posições no cenário do ensino superior brasileiro, a exemplo dos resultados obtidos recentemente no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado pelo Ministério da Educação, que colocou a UEPG entre as três melhores instituições do país.
“Com os recursos desse novo programa, teremos condições de melhorar e ampliar ainda mais nossas atividades de ensino, pesquisa e pós-graduação e, conseqüentemente, as ações extensionistas, fazendo com que a universidade cumpra com o seu papel de social agente formador e transformador do conhecimento e de integração social”, disse o reitor.
Dos R$ 8,063 milhões destinados à UEPG, cerca de R$ 6,5 milhões serão utilizados para a aquisição de equipamentos de apoio aos cursos de graduação (salas, laboratórios e bibliotecas) e atividades institucionais diversas e R$ 1,5 milhão será destinado ao PDE.
Apenas em máquinas agrícolas e veículos, serão investidos mais de R$ 2,1 milhões com destaque para a compra de uma colheitadeira com duas plataformas, no valor de R$ 400 mil, e mais cinco veículos e três motocicletas, no valor de R$ 188 mil, para suporte aos cursos.
Para uso geral da instituição, será mais 1,23 milhão, para compra de um ônibus rodoviário (R$ 500 mil), dois ônibus metropolitanos (R$ 600 mil); dois veículos para transporte escolar (R$ 82,4 mil) e um trator (R$ 52,9 mil).
Para a Fazenda-Escola, serão adquiridos um trator (R$ 52 mil), uma máquina colhedora de forragem (R$ 8,4 mil) e um caminhão basculante (R$ 126 mil). Outros cinco veículos (um micro-ônibus, dois veículos leves; e um para transporte escolar), serão adquiridos para apoio ao programa “Universidade Sem Fronteiras”, no valor de R$ 229 mil.
Na realização de obras e reformas em instalações da instituição, serão utilizados R$ 3,1 milhões. Desse montante, R$ 405,4 mil serão empregados na reforma e pintura das instalações do Colégio Agrícola; R$ 70 mil para a reforma do Centro Médico e Psicológico; R$ 190,7 mil na ampliação do laboratório de mecânica e marcenaria; R$ 236,9 mil para a construção do almoxarifado de produtos químicos; R$ 61 mil para a construção de sanitários no Restaurante Universitário de Uvaranas; R$ 662,203 na construção do complemento do bloco administrativo da Reitoria; e R$ 1,49 milhão para construção do Centro de Formação Continuada (PDE), no Campus de Uvaranas.
Outros R$ 2,6 milhões serão utilizados para a compra de equipamentos diversos, como 900 estações de trabalho para os laboratórios de informática (mais impressoras, mesas e cadeiras), no valor de R$ 1,6 milhão; 115 equipamentos de multimídia, no valor de R$ 264 mil; 100 estações de trabalho (R$ 165 mil); 40 impressoras (R$ 24 mil); 40 switch gerenciável (40 mil); arquivo deslizante (129,4 mil); máquina de desintegrar papel (R$ 10 mil);  850 pen-drives de 8GB (R$ 63 mil).e equipamentos para laboratórios (R$ 250 mil).
Em convênio com a Celepar, o programa Universidade em Movimento prevê a instalação de equipamentos que permitam o acesso à internet por meio de ondas de rádios (wireless) em todas as unidades de ensino das IEES. Na UEPG está previsto um investimento de cerca de R$ 2 milhões.
Outro anúncio foi referente aos editais abertos pela Fundação Araucária. “Estamos dando um salto de qualidade extraordinário”, afirmou a secretária, ao anunciar os novos editais que serão publicados nos próximos dias pela Fundação Araucária, instituição vinculada à Seti. Os novos editais somam R$ 16,3 milhões.