Universidades estaduais do Paraná ganham reconhecimento nacional 24/12/2008 - 10:06

O ano de 2008 colocou as Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná em destaque. Em todos os rankings e resultados de exames divulgados, entre eles o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade, e o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), as universidades e faculdades públicas estaduais obtiveram boas avaliações.
O Ministério da Educação e da Cultura lançou, em 2008, um novo índice para avaliar as Instituições de Ensino Superior do Brasil. O Índice Geral de Cursos da Instituição foi calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério, e sintetiza em um único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado.
No cálculo do indicador, é utilizada a média dos conceitos preliminares dos cursos da instituição – componente relativo à graduação – e o conceito fixado pela Capes para a pós-graduação. Para esta primeira divulgação do IGC, foram utilizados os CPCs referentes às edições do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no período de 2005 a 2007. As instituições do Paraná se destacaram também nessa nova forma de avaliação.
No caso das Universidades do Paraná, o destaque foi a Universidade Estadual de Maringá (UEM), que conquistou 341 pontos (em uma escala que vai de 0 a 500 pontos) e média 4. Em segundo lugar ficou a Universidade Estadual de Londrina (UEL), com 331 pontos e média 4. Na terceira colocação está a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com 317 pontos e média 4 – empatada com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), que obteve a mesma pontuação. Em quarta posição ficou a Universidade Estadual de Ponta Grossa, com 309 pontos e média 4. A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) ficou em sétima posição, com 289 pontos e média 3.
Duas faculdades que hoje compõem a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) mostraram a excelência no ensino. A antiga Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro (Fundinopi/UENP) tirou a melhor nota dentre todas as instituições paranaenses, com 356 pontos e média 4, enquanto que a antiga Faculdade Estadual de Educação Física de Jacarezinho (Faefija/UENP) também se destacou: obteve 307 pontos e média 4. As duas faculdades fazem parte do campus Jacarezinho da UENP.
As IEES paranaenses continuam a obter bons desempenhos no Enade. No exame aplicado em 2007, cujos resultados foram divulgados em 2008, 25 graduações do país inteiro atingiram nível de excelência, sendo que destas 25, sete são paranaenses. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) possui três cursos com conceito máximo: Agronomia, Farmácia e Odontologia; a Universidade Estadual de Londrina (UEL) possui dois: Enfermagem e Farmácia; a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) possuem uma graduação cada: Farmácia e Terapia Ocupacional, respectivamente.
O ano também marcou a presença de três IEES paranaenses no ranking das melhores universidades do país. As Universidades Estaduais de Maringá (UEM), Londrina (UEL) e Ponta Grossa (UEPG) estão entre as 50 primeiras do ranking da pesquisa brasileira, divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação.
Quando o assunto é o Exame da Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB), as universidades e faculdades do Paraná também são referência. No exame aplicado neste ano, quatro instituições públicas estaduais paranaenses figuraram entre as universidades que mais aprovaram alunos no Exame da Ordem: UEL, UEM, UEPG e Fundinopi/UENP – todos aprovaram pelo menos 60% dos alunos. Uma relação divulgada em 2004 também comprova a qualidade dos cursos de Direito das IEES do Paraná. Das seis graduações em Direito do Paraná tidas como as melhores, quatro são públicas e, dentre essas, três são estaduais: UFPR, UEM, UEL e Fundinopi/UENP.