Universidades estaduais têm oito cursos de pós-graduação entre os melhores do país 08/01/2008 - 11:20

O resultado da avaliação de 2007 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes) conferiu nota máxima (6) a dois cursos de mestrado e doutorado e conceito ótimo (5) a seis outros cursos de universidades estaduais paranaenses. Foram qualificados com nota 6 os cursos de Zootecnia e de Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (doutorado e mestrado) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Receberam nota 5 os cursos de mestrado em Biotecnologia e mestrado e doutorado em Ciência de Alimentos e Agronomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e também os cursos de Física, Genética e Melhoramento, Agronomia e Química e em Ciências Biológicas da UEM (mestrado e doutorado).

“Isto representa o resultado de um esforço dos gestores das Instituições Estaduais de Ensino Superior, bem como do Governo do Paraná, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior”, disse o presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público, Antonio Alpendre. Ele ressaltou os investimentos realizados pelo Governo em infra-estrutura e pesquisa. “O Paraná encontra-se em uma posição privilegiada, pois menos de 1% dos cursos de pós-graduação tiveram problemas na avaliação da Capes”, observou.

Os conceitos foram divulgados nesta quinta-feira (20) e a avaliação incluiu 59 cursos de mestrado e doutorado das universidades estaduais do Paraná. Foram avaliados pelas 45 Comissões de Área e pelo Conselho Técnico Científico 2.257 programas de pós-graduação, dos quais 391 foram descredenciados, com notas 1 e 2 (1,7% do sistema), enquanto o conceito 3 foi atribuído a 682 programas (30,2% dos avaliados), a nota 4 a 788 ( 34,9%), e 5 a 510 (22,6 %). Os conceitos 6 e 7, os mais altos do Sistema, foram concedidos respectivamente a 155 e a 82 programas – ou seja, a 6,9% e a 3,6% do conjunto de programas examinados.

Entre os cursos das Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná (IEES) que obtiveram conceito 4 estão Ensino de Ciência e Educação Matemática, Letras, Estudos da Linguagem, Patologia Experimental, Ciências Biológicas, Genética e Biologia Molecular, Microbiologia, Direito Negocial e Saúde Coletiva da UEL; Educação para a Ciência e o Ensino da Matemática, Ciências Farmacêuticas (mestrado e doutorado), Geografia, Letras, Matemática, Ciências da Saúde, Administração, Física, Biologia Comparada e Economia da UEM; Educação e Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Agronomia, Engenharia Agrícola (mestrado e doutorado), Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Também obteve conceito 4 o curso Desenvolvimento de Tecnologia de nível profissional, oferecido pelo Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec).

A nota 3 foi atribuída a Engenharia Urbana, Análises Clínicas, História, Ciência da Computação, Enfermagem da UEM; Engenharia Elétrica, Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento, Física, Educação Física, Engenharia de Edificações e Saneamento, Análise do Comportamento, Química dos Recursos Naturais e Ciências Sociais da UEL; Engenharia e Ciência de Materiais, Ciências, Agronomia, Ciências Sociais Aplicadas e Química Aplicada da UEPG; Engenharia Química, Filosofia, História, Poder e Práticas Sociais e Letras-Linguagem e Sociedade da Unioste; Química Aplicada da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).

Com conceito 2, foram descredenciados pelo MEC os cursos de pós-graduação em Medicina e Ciências da Saúde da UEL e Direito da UEM. Um programa deve demonstrar que tem produção intelectual, que esta é bem distribuída entre os docentes, que forma mestres e doutores de forma adequada e que a orientação dos alunos também está equilibrada entre os docentes. Um bom curso de pós-graduação pressupõe que os orientadores e docentes sejam pesquisadores ativos e que estes envolvam seus alunos na realização de suas pesquisas.