Prêmio do Governo do Estado que destaca a ciência e tecnologia está com inscrições abertas

09/05/2023
A edição 36 do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado está com inscrições abertas e o prazo para submissão de projetos vai até 7 de julho. Nesta edição podem concorrer trabalhos nas áreas de Ciências Agrárias e Ciências Sociais e Humanas, nas categorias Pesquisador, Extensionista, Estudante de Graduação, Inventor Independente e Jornalismo. Os interessados podem participar em apenas uma área e em uma categoria. Em cada edição são definidas duas áreas do conhecimento da tabela da Capes, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O valor total da premiação é 184 mil reais, deduzidos os impostos, e é distribuído entre os vencedores das 10 diferentes premiações, somando as cinco categorias em duas áreas do conhecimento. A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por meio do Fundo Paraná, é responsável pelo recurso. As categorias Pesquisador e Extensionista são exclusivas para professores que atuam em universidades paranaenses, que desenvolvam pesquisas e atividades de extensão. O valor individual da premiação, em ambas as modalidades, é R$ 29.400. Na categoria Estudante de Graduação os alunos de instituições de ensino superior credenciadas no Ministério da Educação podem inscrever estudos em programas de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso e projetos de grupos de pesquisa. Cada prêmio é de R$ 9.800. Inventores independentes que residam no Paraná também podem participar. Esta premiação é para pessoas sem vínculo com instituições de ensino superior ou de pesquisa e que não ocupam cargos efetivos ou militares e empregos públicos. Esses candidatos devem comprovar que a inovação proposta contribui para o desenvolvimento socioeconômico nas áreas das Ciências Agrárias e Ciências Sociais e Humanas. Nessa modalidade, o valor individual da premiação é R$ 11.700. Na categoria Jornalismo Científico, os profissionais da imprensa paranaense podem concorrer com reportagens que destacam a ciência, tecnologia e inovação, a partir de ações desenvolvidas por pesquisadores, grupos de pesquisa e instituições de ensino superior ou de pesquisa científica e tecnológica. As premiações são de R$ 11.700 cada. (Reportagem: Mônica Iurk | Narração: Gustavo Vaz)