Abertas inscrições para o Vestibular dos Povos Indígenas 24/10/2013 - 15:30

Estão abertas até o dia 8 de novembro as inscrições para o Xlll Vestibular do Povos Indígenas do Paraná. Essa população conta com um sistema de cotas especial para poder frequentar as sete universidade públicas estaduais e a Universidade Federal do Paraná. As instituições realizam um vestibular conjunto e oferecem um número fixo de vagas, independentemente dos cursos escolhidos pelos candidatos – a Federal oferta 10 vagas e as sete estaduais oferecem seis vagas cada uma.

Neste ano, as provas serão realizadas no Centro de Ciências Humanas e da Educação, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em Jacarezinho, nos dias 11 e 12 de dezembro. No ano passado, o vestibular foi realizado em Curitiba, com a participação de 341 candidatos. Para as vagas ofertadas pela UFPR podem se candidatar índios de todo o país; já as vagas oferecidas pelas instituições estaduais se destinam apenas à comunidade indígena do Paraná.

Desde a criação do programa da Comissão Universidade para os Índios (Cuia), que coordena o vestibular indígena, 28 pessoas já foram formadas nas instituições estaduais e 10 pela UFPR. Segundo Isabel Rodrigues, presidente da Cuia, o projeto é imprescindível para o desenvolvimento das terras indígenas do Estado. “Se não fosse por esse projeto, essa população não teria acesso ao ensino público. E esse conhecimento é fundamental para que ela possa atuar na gestão de suas comunidades”, salienta.

De acordo com dados da Cuia, o Paraná conta atualmente com 25 terras indígenas, que somam uma população de aproximadamente 13 mil índios. Há outras 12 mil pessoas que se autodeclararam índios no Censo de 2010 que residem na área urbana. As terras indígenas são ocupadas em sua maioria pelas etnias Kaingang, Guarani e Xetá.

PROVAS - Para o primeiro dia de prova está prevista a avaliação oral da Língua Portuguesa. No dia seguinte a prova será composta de Redação e 40 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, Língua Estrangeira Moderna ou Língua Indígena, Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química.

Os candidatos interessados devem retirar a ficha de inscrição e o questionário socioeducacional pelo site http://www.uenp.edu.br/xiii-vestibular-indigena, que, juntos aos documentos exigidos, devem ser encaminhados à UENP, via Correios, por sedex, postado até o dia 08 de novembro de 2013, para o endereço abaixo:

Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP
XIII Vestibular dos Povos Indígenas
Rua Padre Melo, 1200
CEP: 86400-000 - Jacarezinho – PR

DOCUMENTOS - Os candidatos às 10 vagas que a UFPR oferece deverão encaminhar também fotocópia da cédula de identidade; fotocópia do CPF; carta de auto-reconhecimento; ficha de inscrição e questionário socioeducacional devidamente preenchidos.

Já os candidatos às seis vagas que cada universidade estadual oferta, além dos documentos citados acima, também deverão encaminhar uma Carta de Recomendação assinada pelo cacique da comunidade à qual pertence o candidato, em que conste a etnia do candidato.

As instituições estaduais que ofertam vagas são Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Paraná (Unespar), nos campi Fafipar, Fecea e FAP, e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).