Audiências públicas discutem propostas para o novo Plano Estadual de Educação
23/04/2015 - 17:50

A audiência estadual que irá discutir propostas que podem contribuir com a elaboração do Plano Estadual de Educação (PEE) está agendada para a próxima segunda-feira, 27 de abril, das 9 às 17 horas, no auditório Poty Lazarotto do Museu Oscar Niemeyer. Audiências públicas foram realizadas nesta sexta-feira (23) em 32 municípios do Paraná, indicados pelos Núcleos Regionais de Educação. O documento-base que está sendo discutido nas audiências foi validado em reunião realizada no dia 16 de abril na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) com os participantes do comitê Gestor e do Grupo Técnico de Apoio e Consolidação do PEE.

O novo Plano vai estabelecer diretrizes, metas e estratégias para a educação estadual em todos os níveis, modalidades e etapas educacionais para os próximos 10 anos e a lei que estabelece as diretrizes do plano deverá ser promulgada até o dia 24 de junho.

Segundo o secretário João Carlos Gomes a participação da comunidade em geral e especialmente a universitária, propondo metas para o avanço da educação no estado do Paraná é muito importante. “Queremos identificar as dificuldades existentes na educação e trabalhar para superá-las. As audiências públicas são espaços importantes para sugestões e contribuições para avançarmos na elaboração do texto final que será encaminhado para aprovação na Assembleia Legislativa do Estado”, ressaltou João Carlos.

As principais contribuições ao documento-base do PEE, apresentadas nas audiências, serão sistematizadas pelo grupo técnico de apoio e consolidação e encaminhadas para o Comitê Gestor para análise, ajustes e validação.

O plano prevê metas para o ensino superior. Os programas, projetos e ações para o Ensino Superior devem ser planejados e implementados de modo alinhado, em especial, com os níveis fundamental e médio. Para a coordenadora de Ensino Superior da Seti e participante do grupo técnico de apoio, Marcia Tembil é importante que as novas diretrizes estabelecidas no PEE consolidem a relação entre a universidade e a educação básica de forma abrangente e duradoura. “ Precisamos garantir a articulação entre os diferentes níveis de ensino na promoção da qualidade da educação. Investindo na qualidade da educação básica estaremos contribuindo com a democratização do acesso à educação superior”, destacou Marcia.

Os principais objetivos do PEE são universalizar e ampliar o acesso a uma educação de qualidade; garantir a permanência dos alunos em todos os níveis educacionais; promover a formação inicial e continuada de professores e profissionais da educação; promover melhorias nas condições de trabalho que tornem a carreira docente mais atraente; e aumentar o financiamento público da educação.