Autoridades estaduais buscam aproximação com a Alemanha 23/08/2012 - 11:30

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, e o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Júlio C. Felix, estiveram no Centro Alemão de Ciência e Inovação de São Paulo (DWIH-SP), na última quinta-feira (16), buscando ampliar as parcerias já existentes. Durante a visita, o secretário manifestou o interesse em intensificar as relações das instituições de seu estado com os setores universitário, científico e de inovação da Alemanha.

Segundo Felix, “o Paraná e suas instituições, como o próprio Tecpar, tem relações pontuais com organizações alemãs, mas a ideia é tornar o relacionamento mais institucional. O Centro Alemão já tem vários programas de cooperação em andamento, nós trouxemos as informações e vamos estudar como aproveitar mais o que já existe e ampliar a cooperação”, disse.

O Centro Alemão de Ciência e Inovação de São Paulo é o principal meio de aproximação de universidades, centros de pesquisa e agências de fomento alemão com o Brasil na área de ciência, tecnologia e inovação. Os centros alemães de ciência e inovação estão distribuídos estrategicamente no mundo em cinco cidades - Moscou, Nova Délhi, Nova York, São Paulo e Tóquio - com a finalidade de intensificar o intercâmbio científico de profissionais e ideias e estimular o surgimento de novas cooperações de pesquisa e projetos de inovação.

Possibilidade - Um dos pontos com grande possibilidade de cooperação entre o Paraná e a Alemanha é no setor de energias renováveis. Representantes do governo alemão já estiveram no Tecpar no início do ano manifestando interesse na experiência brasileira em etanol e aproveitamento da biomassa na geração de energia. Por outro lado, a Alemanha é um dos países mais avançados do mundo na substituição da matriz energética por fontes alternativas, como eólica e solar.
Com informações do Tecpar e do DWIH-SP