Cerimônia na UEL oficializa 14 novos professores titulares 12/06/2017 - 14:28

Depois de 27 anos, a UEL entregou oficialmente nesta sexta-feira (9) os certificados de promoção para 14 professores aprovados no concurso público para docente titular. O concurso foi realizado no final do ano passado para 17 áreas do conhecimento. A cerimônia de entrega foi realizada na Sala dos Conselhos, com a participação de estudantes, Diretores de Centro, familiares e convidados dos professores aprovados, além de servidores da Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRORH).

As provas do concurso foram aplicadas para 25 candidatos inscritos. Puderam participar do edital professores doutores com no mínimo quatro anos de experiência. O nível titular representa o estágio final da carreira de docente, que prevê quatro níveis distintos - assistente, adjunto, associado e titular.

A reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, afirmou que a entrega das portarias de promoção significam uma importante conquista para a Universidade, com reflexos no ensino, pesquisa e extensão, a partir da consolidação da carreira de professor. Até então o último concurso para professor titular havia sido realizado em 1990. Devido a esta distância, a UEL contava com apenas dois professores no último nível.

Ainda de acordo com a reitora, a cerimônia que oficializou os novos professores titulares comemorou os três anos da gestão, eleita em abril de 2014, com início das atividades em junho do mesmo ano. Para a reitora Berenice Quinzani Jordão, trata-se de uma importante conquista acadêmica, que marca o aniversário da atual administração.

Para que o processo fosse amplamente debatido, uma comissão formada por professores e representantes da Prorh foi instituída em 2015 para elaborar o edital. Segundo a presidente da comissão, professora Elaine Mateus, coube à comissão definir as regras, visando um certame isonômico e respeitando os princípios de economicidade.

O Pró-reitor de Recursos Humanos, Leandro Altimari, disse que os estudos demandaram empenho tanto da comissão, como dos servidores da Prorh, que tiveram de definir detalhes do edital, formação de bancas, até a conclusão de todo o processo. "Com esta conquista poderemos pensar em novos concursos, levando a Universidade a um patamar maior de reconhecimento externo", afirmou o pró-reitor.