Comitê Gestor da Governança TIC se reúne na SETI 01/12/2017 - 13:30
A pauta da reunião teve como temas discutidos a lei de informática, tendências, oportunidades e alinhamento dentro da Organização Mundial de Comércio (OMC), as novas plataformas inteligentes- União Europeia, ferramentas de apoio à Governança, inovação no Agronegócio, Paraná TIC 2018 e a renovação da indicação de representantes e de entidades participantes.
Para o secretário João Carlos Gomes, essas reuniões são importantes para debater novas estratégias que possa reforçar o processo de inovação no estado. “ O Paraná está investindo cada vez mais em novas tecnologias para o desenvolvimento de pesquisas e para a integração do conhecimento”, afirmou.
A reunião discutiu a importância da criação no Paraná da Lei de Inovação que prevê melhora na eficiência do setor produtivo e geração de emprego, renda e conteúdo tecnológico. “ A lei é fundamental para a transformação do conhecimento, estímulo à cultura de inovação e contribuição para o desenvolvimento econômico e social”, destacou Júlio Felix, diretor presidente do Tecpar.
Durante a reunião o deputado estadual Tiago Amaral fez uma explanação sobre a importância da criação da comissão de revisão legislativa que tem como objetivo transformar as leis em propostas aplicáveis e que organizem melhor a sociedade.
Outro destaque realizado durante a reunião foi a participação do Paraná no projeto Diálogos Setoriais da União Europeia. O projeto vai priorizar Curitiba e os setores de TIC e Smart Energy, por meio de ações de intercâmbio e cooperação que vão desde a simples troca de informações, experiências e boas práticas ao desenvolvimento de ações conjuntas. “A participação do Paraná é muito importante. Teremos um ano para desenvolver iniciativas que apoiem os intercâmbios e a cooperação entre os parceiros brasileiros e europeus”, ressaltou o secretário.
As ações devem facilitar o desenvolvimento de diálogos setoriais que contribuam para o estímulo da competitividade, crescimento e emprego, desafios globais, direitos humanos, paz e segurança internacionais e intercâmbio entre os povos e trocas culturais.
“Essa é uma vitória de um processo de trabalho, estamos empolgados para participar como o segundo estado escolhido do Brasil. O Paraná foi escolhido por por seus atributos, principalmente por investir em tecnologia e inovação”, conclui Adriano Kryzuy, diretor presidente da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação, Software e Internet no Paraná (ASSEPRO).
O Paraná TIC 2018 será realizado de 1 a 3 de agosto, o evento tem como objetivo estimular a inovação em empresas, além de promover, disseminar conhecimento, desenvolvimento tecnológico de ponta, tendências e oportunidades com a visão de incentivar, fortalecer e consolidar o setor por meio do fomento de ações institucionais e técnicas.
REPRESENTANTES- O Comitê Gestor é presidido pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e composto por representantes da Secretaria Estadual do Planejamento e Coordenação Geral; do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar); da Copel Telecomunicações; da Celepar; DA Fomento Paraná; da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, do Parque Tecnológico de Itaipu, de representantes das federações da Indústria (Fiep) e do Comércio (Fecomércio), do Sebrae-PR; da Assespro-PR, do Arranjo Produtivo Local (APL) de TI de Londrina e região, de APL de Software de Maringá e região, de APL Iguassu-IT (Oeste do Paraná), de APL de TI do Sudoeste do Paraná, de APL de TIC de Ponta Grossa e região, das universidades estaduais do Paraná, da Universidade Federal do Paraná, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, do Centro de Tecnologia da Informação da Universidade Positivo.