Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia divulga balanço de 2018 13/12/2018 - 16:39
Segundo o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) Décio Sperandio, conselho tem papel fundamental no investimento em pesquisas. “O Paraná tem um potencial grande no que diz respeito a pesquisa e inovação. E o comprometimento dos conselheiros, com representantes em várias áreas, ajuda na difusão, apoio e investimento nas áreas estratégicas do Governo”.
O coordenador da UFG, Luiz Cesar Kawano, apresentou o relatório anual e destacou diversos projetos que receberam investimentos nas áreas prioritárias. A previsão orçamentária do Fundo Paraná para 2019 é de R$77.344.014,00, seguindo a divisão de 40% para UFG, 40% para Fundação Araucária e 20% para o Tecpar.
O presidente da Fundação Araucária Paulo Borfman também apresentou o balanço dos investimentos em pesquisa e inovação pela instituição. Nos últimos sete anos, por meio da Fundação Araucária, o Estado investiu mais de R$ 410 milhões em cinco mil projetos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.
Foram disponibilizados 23 mil bolsas de estudo para estudantes, pesquisadores, professores e profissionais, sendo três mil só em 2018.
O diretor-presidente Júlio Felix e o diretor industrial Rodrigo Silvestre do Tecpar também apresentaram as ações desenvolvidas pelo instituto em 2018. Entre eles estão o investimento no ensaio clínico de um medicamento pacientes com linfoma de Hodgkin, implantação de pesquisa e desenvolvimento nos Parques Tecnológicos da Saúde do TECPAR e desenvolvimento de novas tecnologias de produção de medicamentos biológicos no Campus do TECPAR em Maringá.