Coordenadores do Universidade Sem Fronteiras participam da Interiorização da Escola de Governo 29/04/2010 - 17:20

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor e advogado Nildo José Lübke, reuniu-se nesta quinta-feira (29), durante a interiorização da Escola de Governo, com os coordenadores dos projetos do Universidade Sem Fronteiras desenvolvidos em Ponta Grossa e região.

De acordo com o secretário, a reunião contribui para aproximar o governador e sua equipe de secretários das pessoas envolvidas nos diversos programas implementados. “Transformando-se em algo permanente, é necessário que o Universidade Sem Fronteiras ganhe musculatura, racionalidade e estrutura, para que atenda às necessidades das populações mais pobres econômica e financeiramente”, disse.

Para a coordenadora do projeto “Apoio tecnológico empresarial para consolidação da Cooperativa de Apicultores formada pelos municípios de Ortigueira, Figueira, Tibagi, Curiúva, Ventania, Reserva, Imbaú e Telêmaco Borba”, Mareci Mendes de Almeida, a reunião foi uma ótima oportunidade de aproximação. “Achei muito positivo estar aqui e poder discutir os problemas e dar sugestões a respeito do programa. Foi também uma oportunidade de interação entre os coordenadores da própria instituição”, afirmou.

Ao todo, 46 projetos foram ou são executados através do Universidade Sem Fronteiras em Ponta Grossa e região. Os investimentos somam R$ 4,4 milhões. O Universidade Sem Fronteiras é o maior programa de extensão universitária em curso no país. Equipes multidisciplinares compostas por professores-orientadores, profissionais recém-formados e estudantes de graduação das universidades e faculdades públicas do Paraná atuam em projetos desenvolvidos em mais de 280 municípios.

Os projetos estão divididos em sete subprogramas: Ações de Apoio à Saúde, Apoio às Licenciaturas, Apoio à Agricultura Familiar e Pecuária Leiteira, Apoio à Produção Agroecológica Familiar, Diálogos Culturais, Incubadoras dos Direitos Socais e Extensão Tecnológica Empresarial.

Também participaram da reunião o reitor em exercício da UEPG, Flávio Kalinowski, a coordenadora de Ensino Superior da Seti, Sônia Sperandio Lopes Adum, e o assessor técnico responsável pelo Programa Universidade Sem Fronteiras, Antônio João Mânfio.