Cursos das estaduais apresentam bom desempenho em avaliação do MEC 29/11/2017 - 17:40

Dos 57 cursos das universidades estaduais avaliados, pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC), do Ministério da Educação (MEC), 70% apresentam conceito 4, ou seja, são classificados na categoria de excelência de ensino. O indicador foi divulgado no último dia 27, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Ligado MEC, o Inep avaliou no CPC os bacharelados nas grandes áreas de saúde, ciências agrárias e áreas afins e os cursos tecnológicos relacionados às áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança. Ao todo, esse universo representou 18 áreas de avaliação, 4.300 cursos e 195.757 participantes no Exame.

O cálculo trienal (2014, 2015 e 2016) do CPC tem por base a avaliação de desempenho de estudantes, por meio do Enade; o valor agregado pelo processo formativo, a partir do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); as características do corpo docente, por meio do Censo da Educação Superior; e as condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo a partir do Questionário do Estudante.

“Conquistar a excelência na avaliação do MEC em diversos cursos significa que os setores das universidades, desde a estrutura até o desempenho acadêmico, por exemplo, funcionam com qualidade e eficiência no ensino superior do Paraná”, destacou o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes.

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) alcançou conceito 4 em 10 dos 11 cursos avaliados. Ganharam destaque as graduações em Agronomia, Biomedicina, Zootecnia, Medicina Veterinária, Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem, Odontologia e Medicina.

O mesmo aconteceu na estadual de Maringá (UEM) que também teve 10 de 11 cursos conceituados com avaliação 4. Biomedicina, Odontologia, Enfermagem, Medicina, Agronomia e Farmácia estão entre os melhores do Paraná.

Com nota máxima (conceito 5) no curso de Agronomia, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), além de subir 3 posições no Índice Geral de Cursos (IGC) das instituições públicas do Brasil, teve 7 cursos avaliados com nota 4 (Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição e Serviço Social) e 1 com nota 3 (Fonoaudiologia).

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) apresentou 6 cursos com CPC 4 e, entre eles, 3 cursos estão mais próximos do conceito 5 (Odontologia, Zootecnia e Agronomia). Na estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) mais da metade das áreas de formação (Educação Física, Zootecnia, Fisioterapia e Enfermagem) estão na categoria excelência do CPC.

Entre as universidades criadas após o ano 2000, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) apresentou 2 cursos com conceito 4 e 2 com avaliação 3, além de ocupar a 9ª posição entre as melhores do Paraná no Índice Geral de Cursos. A Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), que subiu três posições na classificação estadual do IGC, teve os cursos de Serviço Social e Enfermagem avaliados com nota 3.