Dia Nacional de doação de cadáveres para ensino e pesquisa 28/08/2017 - 08:00
A presidente do Conselho Estadual de Distribuição de Cadáveres, Tânia Regina Santos Soares, comenta que as doações dos corpos podem ajudar os alunos. “O ato de doar é de um altruísmo que beneficiará não somente uma, mas milhares de pessoas”.
Os corpos doados para fins de estudo e pesquisa contribuem para melhorar a formação técnica de profissionais da área da saúde; permitem desenvolver técnicas cirúrgicas mais eficientes e menos invasivas; possibilitam desenvolver pesquisas médico-científicas; contribuem para a formação ético-humanistas e possibilitam estudar e conhecer as variações das estruturas e órgãos que formam o corpo humano.
Para fazer a doação do cadáver a pessoa tem que ser maior de 18 anos e a família deve autorizar. A doação após a morte, em qualquer caso, só será efetivada com consentimento da família e só será aceita quando a causa morte não seja por morte violenta.
Participe desta iniciativa! “A pessoa conscientizada tem uma compreensão diferente da história e de seu papel nela. Recusa acomodar-se, mobiliza-se, organiza-se para mudar o mundo” (Paulo Freire em Cartas à Cristina, 1994).