Em 5 anos, número de internamentos no HU-UEPG aumentou 440% 29/03/2019 - 11:52

hu
No domingo (31), o Hospital Universitário da UEPG completa 9 anos. Em 2013, a Universidade Estadual de Ponta Grossa assumiu a administração do então Hospital Regional. Nos últimos 5 anos, o número de internamentos anuais passou de 2,5 mil para 11 mil; e o número de consultas médicas no ambulatório, de 31 mil para 72 mil atendimentos por ano.
 
O HU-UEPG atende à comunidade exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e integra a Rede de Assistência à Saúde de Média e Alta Complexidade nos Campos Gerais. "O HU mudou todo o cenário da saúde dos Campos Gerais. Pacientes que antigamente teriam que ser atendidos em Curitiba ou na região metropolitana, hoje são atendidos em Ponta Grossa", comemora a professora Tatiana Menezes Cordeiro, Diretora Geral do HU-UEPG.
 
O vice-reitor da UEPG, Everson Krum, enfatiza que a atuação do HU é um marco na história da saúde em Ponta Grossa. "O Hospital Universitário mudou o cenário da Saúde dos Campos Gerais com atendimento de qualidade para crianças, gestantes, adultos e idosos. É um centro formador de profissionais com grande capacidade técnica e referência para atendimentos ambulatoriais, exames, emergências, internamentos qualificados, ensino e pós graduação", destaca.
 
São oferecidos no HU-UEPG serviços de saúde como o atendimento ambulatorial, atendimento de Urgência e Emergência, Maternidade, UTI Neonatal, Pediátrica e Adulto, Exames e Análises Clínicas. Os pacientes recebidos são provenientes de 12 municípios dos Campos Gerais.
 

Dos 168 leitos, 6 são na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, 4 na UTI Pediátrica, 20 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, 2 na UTI Neonatal, 30 na Clínica Médica, 58 na Clínica Cirúrgica e 41 na Maternidade. A construção da nova ala da Maternidade, em andamento, deve acrescentar 20 novos leitos.
 

Hematologia e trauma
 
O Centro de Hematologia, que será o primeiro na região a atender pelo SUS, está em fase de finalização das obras e terá 10 leitos para internamento, sete cadeiras para infusão de quimioterapia, consultório de hematologista, farmácia para manipulação de quimioterápicos e laboratório especializado em diagnóstico e pesquisa hematológica, além de adequações na agência transfusional para aférese.
 

O HU é, também, referência em atendimento de traumas. A professora Tatiana destaca o número de atendimentos de acidentes de trânsito: "Ponta Grossa é o maior entroncamento rodo-ferroviário do Brasil e em função disso, o volume de acidentes automobilísticos é imenso.Boa parte dessas vítimas é atendida no serviço de ortopedia e traumatologia do nosso hospital".
 

Hospital de Ensino
 
O Hospital Universitário é referência como Hospital de Ensino, oferecendo 160 residências Médicas, Multiprofissionais e Uniprofissionais em diversas áreas, para profissionais de Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Odontologia, Educação Física, Fonoaudiologia, Farmácia e Fisioterapia.
 

"Ponta Grossa é um pólo educacional e nós somos campo de estágio práticos para todos os cursos da área da saúde da UEPG, destaque para a medicina, bem como, ofertamos vagas às demais instituições da região, em nível superior e técnico", assinala a diretora. Tatiana destaca ainda que muitos dos especialistas formados pelas residências continuam a atuar no próprio Hospital Universitário.

 
São 5 programas atendidos pelas residências multiprofissionais: Saúde do Idoso, Neonatologia, Urgência e Emergência, Intensivismo e Reabilitação. Os programas de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e Enfermagem Obstétrica recebem residentes uniprofissionais de Odontologia e Enfermagem, respectivamente; enquanto que a Residência Médica atende aos programas de Anestesiologia, Cirurgia Vascular, Cirúrgica Básica, Clínica Médica, Endoscopia, Medicina Intensiva, Neurologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia e Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

 

Atendimentos

 

 
O Ambulatório realiza consultas com cerca de 6 mil pacientes por mês, encaminhados pelas Unidades de Saúde Básica da região. São diversas especialidades atendidas no ambulatório: cardiologia, obstetrícia de alto risco, anestesiologia, cirurgia geral, hematologia, otorrinolaringologia, ortopedia, urologia, ginecologia, cirurgia plástica, nefrologia, neurologia, odontologia, psiquiatria, cirurgia vascular, pneumologia, cirurgia torácica, endocrinologia, dermatologia, mastologia, reumatologia, oncologia, fonoaudiologia, infectologia, coloproctologia, hematologia, reabilitação e ambulatório de TAP.
 
Na UTI Adulto, o projeto "Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil", do PROADI-SUS, tem trazido resultados relevantes na redução das infecções associadas à assistência em saúde.As duas Unidades de Terapia Intensiva têm mantido nos últimos seis meses a taxa zero em infecções de trato urinário. Quanto à pneumonia associada à Ventilação Mecânica, outra complicação relativamente comum nas UTIs, no mês de janeiro de 2019 ambas as unidades atingiram a taxa zero. A infecção na corrente sanguínea associada ao uso de cateter tem atingido decréscimos constantes e, em janeiro, foi zerada em uma das unidades do HU.
hug
 
A UTI Neonatal, com 5 anos de funcionamento e credenciada pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2018, conta com médico especialista em UTI neonatal e médicos pediatras 24 horas, além de equipes de cirurgia pediátrica e de apoio médico em neurocirurgia, neurologia, radiologia, otorrinolaringologia.
 
As UTIs Neonatal e Pediátrica têm ainda o suporte de equipes multiprofissionais de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia. "A UTI pediátrica salvou inúmeras crianças da região. Há pouco tempo atrás, as crianças com apendicite eram encaminhadas para Campo Largo.Hoje, são atendidas no HU-UEPG", aponta a Dra. Tatiana.
 
No Hospital Universitário, são realizados cerca de 270.000 exames por ano. Dentre os exames oferecidos, estão exames de imagem, como raio X, ultrassonografias, mamografias, tomografias e ressonância magnética; exames cardiológicos; exames neurológicos; exames do aparelho digestivo (endoscopia e colonoscopia); exames pneumológicos; e análises clínicas e patológicas.
 

Além disso, são feitas cerca de 5 mil cirurgias por ano no Hospital Universitário. Na Maternidade, são 8 partos por dia. "A maternidade do HU-UEPG revolucionou o atendimento obstétrico em Ponta Grossa e região. Inclusive, temos índices de parto natural dignos de países desenvolvidos", destaca a diretora do HU. A humanização do atendimento obstétrico é referência na região: mais de 70% dos partos realizados no HU são partos normais, respeitando tanto os desejos da gestante quanto as indicações médicas para cada caso.