Encontro na UEPG reúne dirigentes de órgãos federais 13/11/2017 - 09:40

A integração entre as instituições motivou o encontro com os dirigentes de órgãos públicos federais,na última quinta-feira (9), na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Representantes da Justiça Federal, Ministério Público Federal, Delegacia da Receita Federal, Polícia Federal, Caixa Econômica e Exército foram recebidos, na Sala dos Conselhos (Reitoria - Campus Uvaranas) pelo reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas e pela vice-reitora Gisele Alves de Sá Quimelli. Ainda participaram da reunião o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, pró-reitores e dirigentes universitários.

Luciano Vargas destacou a oportunidade de congraçamento com instituições que, em sua maioria, são parceiras da UEPG no desenvolvimento de projetos e promoção de eventos. “O objetivo é estreitar relações, prestando contas de atividades realizadas e apresentando a universidade que está posicionada entre as melhores instituições do mundo, conforme a publicação britânica Times Higher Education (THE)”.

Na apresentação da instituição, o reitor enfatizou, principalmente, o número de professores com titulação de mestre e doutor da UEPG, em percentual que chega a 94% dos 738 integrantes do corpo docente. “Desse total 60% são doutores, o que habilita a instituição a submeter projetos às chamadas públicas dos órgãos de fomento do governo federal, para a melhoria da infraestrutura e aquisição de equipamentos para pesquisa”. Mostrou ainda o posicionamento da instituição entre no restrito grupo de instituições com conceito 4 na avaliação do MEC. “Apenas 10% das instituições de ensino superior do país, em sua maioria da rede pública, ocupam nessa faixa”, disse.

O diretor do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG), Everson Augusto Krum, apresentou dados que demonstram a consolidação do HU como referência no atendimento aos usuários do SUS na região. Destacou recente parceria estabelecida com a Justiça Federal e o Ministério Público Federal que possibilitou a aquisição de equipamentos para diversos setores do hospital, entre eles a Maternidade, hoje aparelhada com ferramentas de estímulo ao parto natural. “Estas aquisições contribuíram, por exemplo, para a redução significativa do índice de cesáreas”.

Na sua participação, o secretário João Carlos Gomes fez uma radiografia da rede de ensino superior do Paraná, que conta com 90 mil alunos matriculados em 331 cursos de graduação presencial e mais 22 cursos de educação a distância (EaD). “As nossas sete universidades têm um perfil diferente, pela sua capilaridade, sendo as responsáveis pelo desenvolvimento do interior paranaense”, disse, comentando que, neste ano, o governo estadual investirá mais de R$ 3 bilhões no sistema de ciência, tecnologia e ensino superior”.

O secretário classifica o encontro com as instituições federais importantíssimo para o estabelecimento de uma relação que é fundamental para o avanço da rede ensino superior paranaense. Especificamente, ressaltou o caso da UEPG que tem buscado essas parcerias, proporcionando significativo avanço em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Como gestores de órgãos do poder público, nas suas três instâncias, temos a obrigação de trabalhar em conjunto, visando o atendimento das necessidades da sociedade”, completou.

O juiz Antônio Cesar Bochenek, diretor da Justiça Federal em Ponta Grossa, se pronunciou nome dos demais dirigentes de órgãos do governo federal. “Agradecemos e parabenizamos a UEPG por pela iniciativa desse encontro”, disse, destacando a oportunidade conhecer com mais detalhes a instituição que desenvolve atividades nas mais diversas áreas. “Trata-se de uma ação que poderia ser adotada por todas as instituições”, comentou, ao adiantar que pretende realizar evento semelhante para também apresentar as atividades desenvolvidas pela Justiça Federal.