Especialização em Hemoterapia tem aula inaugural no HU-UEPG 27/03/2018 - 09:30
De acordo com a chefe da divisão de Pesquisa Técnica e Científica do Hemepar, Kátia Teixeira de Meiroz Grilo, a oferta desta primeira edição da especialização em Hemoterapia pela UEPG confirma o desenvolvimento de uma política de integração entre ensino e serviços. Lembrou que em 2013, esse curso foi ofertado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), formando 34 profissionais. O curso tem como público alvo servidores públicos estaduais com atuação na área do ‘ciclo do sangue’ com formação superior no âmbito da saúde. O objetivo é formar profissionais com habilidades e competências cada vez mais amplas na área do ciclo do sangue; aprimorar conhecimentos de políticas públicas de saúde, gestão em hemoterapia, gestão da qualidade e atendimento a doadores de sangue, entre outas questões afetas ao setor.
O diretor do Hemepar, Paulo Roberto Hatschbach ressaltou a disposição do governo do estado, por meio das secretarias da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em investir na capacitação dos servidores. Destacou a realização da especialização na UEM, em 2015, cuja produção resultou na publicação de um livro ‘Hemoterapia’, com os artigos de conclusão de curso. “Avançamos muito nas pesquisas realizadas a partir deste curso”, disse, observando que espera resultado ainda mais inovadores. “Teremos um próximo libro editado com os resultados das pesquisas desenvolvidas aqui”, disse. Para ele, a evolução é constante e é importante que os profissionais estejam atualizados e capacitados para prestar o melhor serviço para a população. “Vamos produzir qualidade de vida para os paranaenses”.
O coordenador técnico do curso, professor Bruno da Cruz, do departamento de Ciências Farmacêuticas da UEPG, disse que a realização da aula inaugura da especialização em Hemoterapia representa o auge de um processo de negociação que demandou esforços de várias pessoas. ´”É uma oportunidade para capacitar profissionais que atuam no ciclo do sangue, importante para a região e para a universidade”. Para o professor, os participantes do curso têm o compromisso de aprender e disseminar o conhecimento, para oferecer à população e melhor hemoterapia possível, contribuindo para a meta do Paraná de oferecer uma hemoterapia de ponta, com o máximo de tecnologia.
O diretor geral SETI, Décio Sperandio, afirmou ter a certeza de que a UEPG e os participantes da especialização vão desenvolver excelentes pesquisas na área. Ele comenta sobre a colocação de destaque da instituição no cenário do ensino superior no continente e no mundo, conforme rankings internacionais recentes, a exemplo do que ocorre com as demais universidades estaduais paranaenses. Ele fala dos investimentos no Governo do Estado no ensino superior e, em especial, na pós-graduação. “A rede de ensino superior estadual conta hoje com 81 cursos de doutorados e 180 cursos de mestrado, com mais de 900 linhas de pesquisas”, disse, observando que é preciso usar esse potencial para capacitar as pessoas que prestam serviços públicos diretos à população.
Também participaram da abertura do curso, o coordenador geral da especialização, Everson Augusto Krum, diretor do HU-UEPG; a chefe do Hemonúcleo do Hemepar em Ponta Grossa, Márcia Barbosa Machado; e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UEPG, professora Osnara Maria Mongruel Gomes. O curso tem recursos financeiros da SETI), da ordem de R$ 380 mil; execução e coordenação administrativa da UEPG; e apoio de execução da Secretaria da Saúde (SESA) e Hemorrede Estadual – HEMEPAR.