Estado entrega as soluções propostas por alunos do Talento Tech para o “Desafio Morretes” 21/10/2025 - 15:00

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), entregou nesta terça-feira (21) para a Prefeitura de Morretes os oito projetos selecionados pelo “Desafio Morretes”, iniciativa que mobilizou 867 alunos do ensino médio da rede estadual de ensino e de universidades estaduais, além de 55 membros da equipe do Talento Tech para desenvolverem soluções para as demandas do município.
Desde de julho, os alunos do Talento Tech, programa de formação profissional em tecnologia da informação, coordenado pela SEIA, vêm desenvolvendo as soluções tecnológicas com base em uma série de demandas apresentadas pela Prefeitura.
As soluções apresentadas abrangem controle de estoque para merendas, administração de jazigos no cemitério municipal, tempo de espera em consultas médicas com especialistas, controle de grupos de trilheiros, sistema de controle de implementos do programa “Porteira Adentro”, divulgação do obituário municipal no site da prefeitura, divulgação das atrações turísticas, envolvimento da comunidade na recepção de turistas.
Segundo o secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Desafio Morretes teve como objetivo dar a oportunidade para os alunos desenvolverem projetos práticos para inserção no mercado de trabalho. “Foi uma forma de mostrar para os alunos como eles podem chegar no mercado e usar o que eles aprenderam para ajudar suas cidades. As dores de Morretes com certeza são muito parecidas com as dos outros 49 municípios do Talento Tech, então eles vão poder apresentar e aplicar essas ideias lá também”, disse.
O prefeito de Morretes, Junior Brindarolli, destacou a importância de ver jovens desenvolvendo tecnologias para resolver demandas da gestão pública. “É muito gratificante ver os projetos que foram feitos e em breve poder ver os efeitos que vão surtir na nossa cidade e para a nossa população”, afirmou.
Para o desafio, os alunos foram divididos em 50 turmas, nos quais as equipes criaram projetos voltados à melhoria da gestão pública municipal, aproximando o aprendizado técnico da realidade local. Cada turma selecionou três ideias de destaque, totalizando 150 soluções, que foram avaliadas por uma banca técnica. As ideias mais promissoras passaram por materiais com profissionais da área de tecnologia e por fim, oito foram escolhidas para serem implementadas em Morretes.
O desenvolvimento das soluções foi realizado por meio da plataforma Odoo (maior sistema de gestão empresarial de código aberto da Europa), por meio da Odox Tecnologia, representante da empresa no Brasil. Os alunos com projetos selecionados receberão uma porcentagem do valor pago pelo município para implementação das soluções.
Ainda em junho, após a conclusão do curso de 10 meses do Talento Tech, os alunos tiveram a oportunidade de participar de um módulo complementar ministrado pela Odox Tecnologia sobre o Odoo. O curso extra contou com 160 horas, divididas em oito semanas, com aulas online e presenciais, além de desafios práticos. Entre os temas abordados, os alunos aprenderam sobre a criação de sites e lojas virtuais, fluxo de vendas, emissão de notas, organização de projetos e controle financeiro.
O diretor comercial da Odox, João Marius Ferreira, explica que as soluções desenvolvidas pelos alunos representam uma economia significativa para o município. “Esses projetos, se fossem adquiridos no mercado, custaram mais de R$ 1 milhão. Através deles, vamos conseguir implementar por um baixo custo o sistema na prefeitura, e ainda por cima destinar parte desse valor aos alunos”, disse.
OPORTUNIDADES - Além da apresentação das soluções, dois alunos do Talento Tech foram contratados devido aos seus destaques no programa. Proveniente de Tamarana, na região Norte, o aluno Gustavo Henrique Sampaio, 18 anos, foi contratado pela Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial para atuar na Diretoria de Inovação no Escritório Regional de Londrina.
Gustavo foi um dos destaques do programa, tendo se tornado um porta-voz da importância do Talento Tech para jovens de cidades pequenas. Em junho, ele apresentou um pitch sobre o programa no 5º Prêmio Conexão Inova, que aconteceu em Belo Horizonte. Na premiação, o Talento Tech foi o vencedor na categoria “Políticas Públicas: ações em andamento”, além de ter sido o vencedor na fase de voto popular.
Como servidor da SEIA, ele quer usar os conhecimentos adquiridos durante o programa para apoiar os municípios, incentivar jovens e fortalecer a gestão pública com tecnologia. “Quero ajudar a levar inovação para todo o Paraná, especialmente para as cidades menores, que ainda enfrentam desafios na organização administrativa. A tecnologia pode transformar isso”, disse.
A Odox Tecnologia também anunciou a contratação de Emily Maria Faria, 23 anos. Filha de agricultores, a aluna foi contratada para atuar na empresa de tecnologia de forma remota, sem sair do seu município de origem, Cerro Azul, na região Sul.
Cursando pedagogia na Universidade Estadual de Ponta Grossa, Emily foi responsável pela criação de um dos projetos escolhidos no Desafio Morretes. Usando os conhecimentos que adquiriu durante o módulo complementar do Talento Tech e também durante um estágio na Secretaria de Agricultura de Cerro Azul, Emily desenvolveu um sistema para a gestão de equipamento do programa municipal “Porteira Adentro".
Emily ressaltou a importância do programa para abrir oportunidades para a carreira profissional. “Por meio da tecnologia vi essa oportunidade de mudar a realidade de cidades como Morretes e Cerro Azul, desenvolvendo elas usando a inovação”, afirmou.
Confira as soluções desenvolvidas pelos alunos que serão implementadas em Morretes:
Sistema de Controle e Segurança para Trilheiros
O aluno Pedro Henrique Lima de Souza, de Primeiro de Maio, desenvolveu uma solução voltada para a Defesa Civil realizar o monitoramento das atividades em trilhas e morros da região. Antes, o órgão enfrentava dificuldades para registrar quem participava das trilhas e controlar os horários de entrada e saída, o que comprometia a segurança e dificultava ações de resgate em casos de emergência. O novo sistema propõe o uso de QR Codes com pré-cadastro obrigatório, permitindo que cada trilheiro registre seu início e término do percurso. Dessa forma, a Defesa Civil passa a ter um controle em tempo real das atividades, podendo agir rapidamente em situações de risco e garantindo mais segurança aos praticantes e eficiência às equipes de socorro.
Sistema de Controle de Estoque e Merenda Escolar
Os alunos Pedro Henrique Sutial e João Rodrigo Macário, de São Jerônimo da Serra, desenvolveram uma solução voltada à Secretaria de Educação. O setor tinha dificuldades para o controle dos insumos alimentares enviados às escolas, com falta de produtos, desperdícios e ausência de informações precisas sobre o uso e a reposição dos alimentos. Foi executada a criação de um sistema de controle baseado na metodologia Kanban, que permite registrar e visualizar em tempo real a entrada, o consumo e a disponibilidade dos alimentos em cada unidade escolar.
Sistema de Controle de Implementos do Programa “Porteira Adentro”
As alunas Emily Maria de Faria, Joziane Lourenço e Valéria Motinho Obladen, de Cerro Azul, desenvolveram um sistema para a gestão dos equipamentos agrícolas disponibilizados pelo município. Antes, o controle desses implementos era feito manualmente, causando dificuldade em agendar empréstimos. A solução proposta consiste na implantação de um sistema digital baseado no módulo de locação do Odoo, adaptado às necessidades do programa, permitindo registrar implementos, gerenciar solicitações, controlar empréstimos e autenticar usuários habilitados.
Sistema de Controle e Gestão de Jazigos Municipais
Os alunos Henrique Bandeira dos Santos e Thiago Wesselovicz, do município de Reserva, desenvolveram o Sistema de Controle e Gestão de Jazigos Municipais, uma solução voltada à modernização da administração dos cemitérios públicos. Antes, o registro das sepulturas era feito manualmente em arquivos de texto, sem backup, o que colocava em risco a preservação das informações e tornava a gestão dependente do conhecimento de um único servidor. A proposta dos estudantes consiste em uma aplicação no Odoo que permite registrar digitalmente todas as informações sobre sepultamentos, localização dos túmulos e histórico de movimentações, além de incluir uma trilha para a liberação de alvarás.
Divulgação do Obituário Municipal no site da Prefeitura
Os alunos Dhyan Carlo Groxco de Souza e Samuel de Souza Burkner, de Tunas do Paraná, desenvolveram uma solução voltada à modernização do obituário municipal. Antes, as informações sobre falecimentos e sepultamentos só podiam ser obtidas por meio de consultas presenciais ou contato direto com os cemitérios. A proposta criou um campo específico no site oficial do município, integrado ao sistema de gestão de jazigos, para divulgar dados atualizados sobre falecimentos e horários de velório.
Redução do Tempo de Espera para Consultas com Especialistas via Teleconsultas
A aluna Maria Eduarda, de Congonhinhas, desenvolveu uma solução voltada para a melhoria do atendimento médico no município. Os pacientes enfrentavam longas filas para consultas com especialistas, o que sobrecarregava o sistema. Será implantado um pacote de teleconsultas pelo sistema de vídeochamada do Odoo, permitindo que os pacientes sejam atendidos remotamente por médicos especialistas.
Divulgação das atrações turísticas
Os alunos Victor Mieczva Cabral, Isabele Lanzarini de Oliveira e Alays Romansini, do município desenvolveram uma solução voltada à promoção do turismo e valorização do patrimônio histórico do município. Antes, a cidade carecia de informações oficiais sobre pontos turísticos. A proposta consiste na criação de um website institucional no Odoo, reunindo dados detalhados sobre os atrativos locais, incluindo horários, localização, história e orientações de segurança.
Envolvimento de munícipes na recepção de turistas
Os alunos Angelina de Fátima Alberti Martins, Ketruim Angélica Santana Marques e Lucas da Silva Silvestre, de Ramilândia, desenvolveram a solução para fortalecer o turismo local por meio da participação ativa da comunidade. Antes, o município enfrentava baixa adesão dos moradores às ações do setor. A proposta consiste na criação de um programa de e-learning com trilhas de capacitação e certificações, oferecendo cursos online gratuitos sobre atendimento, hospitalidade, cultura local, sustentabilidade e comércio voltado ao turismo.