Estaduais do Paraná aparecem entre as melhores do Brasil 05/09/2017 - 17:20

Onze cursos das universidades estaduais do Paraná, avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), ficaram posicionados entre os melhores cursos das 50 universidades estaduais brasileiras. O resultado foi divulgado na última sexta-feira (1º) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que avaliou 18 grandes áreas na edição de 2016.

Os cursos Agronomia e Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Biomedicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM) conquistaram o primeiro lugar no ranking das universidades estaduais do Brasil. Em segundo lugar ficaram Odontologia da UEM, Farmácia e Zootecnia da UEPG e Agronomia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Todos os cursos tiraram 5, nota máxima no exame, apenas Zootecnia da UEPG teve o conceito 4.

Os cursos de Fisioterapia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Medicina da UEM, Agronomia da UEL e Enfermagem da Unicentro também ganharam destaque entre as universidades estaduais do Brasil.

Segundo o secretário em exercício da Seti, Décio Sperandio a classificação das universidades estaduais é fruto de um trabalho dedicado das universidades. “O trabalho realizado pelas instituições, somado aos investimentos do Governo, garante esses resultados expressivos na avaliação do exame. Com isso, os paranaenses ganham em qualidade na educação do ensino superior”.

Este foi o maior Enade já realizado, tanto em número de cursos quanto de participantes. No ano de 2016 foram avaliados os cursos: Agronomia; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Serviço Social; Zootecnia; Tecnologia em Agronegócio; Tecnologia em Estética e Cosmética; Tecnologia em Gestão Hospitalar e Tecnologia em Gestão Ambiental.