Feira de Frankfurt rende dividendos para universidades estaduais 24/10/2013 - 17:07

A participação da Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) na Feira de Livros de Frankfurt, o maior evento literário e editorial do Ocidente, neste mês, rendeu dividendos. A partir de contatos realizados lá, serão firmadas parcerias para co-edições, intercâmbio de livros e autores, traduções e intenções para compra e venda de direitos autorais com editoras de vários países, como Espanha, Portugal, França, Alemanha, Colômbia e Japão.

O diretor da Eduem, Alessandro Lucca Braccini, acredita que a participação foi extremamente positiva. A mesma avaliação é feita pela diretora da Editora da Universidade Estadual de Londrina (Eduel), Maria Helena de Moura Arias, que diz que "o fato de termos um estande próprio possibilitou a divulgação da produção das editoras e o contato permanente com editores, distribuidores e outros profissionais do livro, além do público em geral”.

Nesta edição, o evento registrou 7,3 mil expositores de mais de cem países e 276 mil visitantes. O Brasil foi o país homenageado. A participação das editoras, que incluiu mais duas de universidades estaduais – da Unioeste e da Unicentro – foi projeto financiado pela Fundação Araucária/Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em convênio com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e o Instituto Baden-Wütterberg International.

Após o evento, realizado de 9 a 13 de outubro, o grupo do Paraná foi a Stuttgart visitar duas importantes editoras da região: Thieme Verlaggroope e JB Metzler Verlag. A primeira, uma das mais antigas e tradicionais da Europa, é especializada na área de humanidades. A outra foi a primeira da Alemanha a se especializar na área de Medicina.

NEGÓCIOS – A Feira de Frankfurt não é uma feira tradicional, como conhecida no Brasil. Não há venda de livros direta, e o público só pode participar nos dois últimos dias. As vendas para este público se concentram principalmente nos estandes de papelaria. Na Feira de Frankfurt encontram-se todas as modalidades relacionadas à cadeia de produção do livro, desde editores, autores, tradutores, agentes literários, gráficas e diversos escritórios de serviços. Esta é uma forma destes profissionais entrarem em contato direto com o segmento que desejarem, visando futuros negócios.

De acordo com a diretora da Eduel, no caso das editoras paranaenses, foi importante observar como ocorre o processo de compra e venda de direitos autorais para tradução, por exemplo. “Talvez estes sejam os primeiros passos no sentido de buscar, como já acontece em outras áreas, a internacionalização das nossas universidades, também via editoras", complementa.