Fontes de financiamento para Inovação são temas de evento realizado em Londrina 18/07/2014 - 17:00

O evento “Clínica Tecnológica Fontes de Fomento para Inovação”, realizado nesta sexta-feira no Senai em Londrina, discutiu alternativas e fontes de fomento para a inovação tecnológica. 

Durante o encontro, o secretário João Carlos Gomes, falou sobre a Lei de Inovação do Paraná, que busca a integração entre o setor produtivo, o estado e as Universidades. Foi destacada ainda a criação do Sistema Integrado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, que integra institutos de pesquisas e universidades do estado. A implantação do Parque Tecnológico Virtual do Paraná (PTV) em Curitiba e nas sete Universidades do Estado, a partir do segundo semestre deste ano também foi anunciada. A plataforma será uma rede de apoio para o setor produtivo, com objetivo de impulsionar inovação tecnológica no estado em diferentes setores. 
 
Fundação Araucária
 
O presidente da Fundação Araucária, Paulo Roberto Brofman, destacou a atuação da instituição junto à academia, indústria e setor de fomento na criação de produtos, processos e serviços inovadores. É o caso do programa TECNOVA, que prevê apoio financeiro para a inovação em pequenas e micro empresas dos setores da Biotecnologia, Tecnologia da Informação, Mobilidade e Metalmecânica.
 
Ele também destacou o Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), cujo objetivo é incrementar a competitividade entre as empresas, além de disseminar a cultura da exportação e promover a capacidade para a inovação. Em Londrina já foram atendidas pelo PEIEX, por meio da intervenção de um técnico extencionista, 170 empresas, e foram ofertados 35 cursos de capacitação.

Pariticiparam do evento, promovido pelo Senai/Londrina, a reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, de autoridades, empresários, representantes e diretores de institutos de tecnologia da região.