Fundação Araucária faz parceria com Senai para financiar sustentabilidade 01/01/1970 - 13:00

Com o objetivo de disponibilizar tecnologias e inovações que contemplam a sustentabilidade como um todo e que são aplicáveis à realidade da indústria brasileira foi inaugurado o Núcleo do Senai de Sustentabilidade nesta quinta-feira (05), localizado dentro da Unidade do Sistema Fiep – Cidade Industrial de Curitiba. A Fundação Araucária apoiará essa iniciativa com o financiamento de até 20 bolsas, no valor de R$ 4,1 mil cada uma, para pós-doutores que serão inseridos em cada projeto submetido por empresas e aprovado pelo Senai.

“Uma das prioridades da Fundação Araucária é de apoiar projetos que ofereçam benefícios diretos à sociedade, buscando processos inovadores e principalmente preocupados com a sustentabilidade. Por isso fazemos questão de incentivar o trabalho que será executado por meio do Núcleo”, enfatizou o diretor administrativo e financeiro da Fundação Araucária, José Carlos Gehr.

A tecnologia aplicada no Núcleo, a woodframe, foi trazida ao Brasil em 2010 por meio de parceria com o Senai e o Ministério da Economia de Baden-Wurttemberg, da Alemanha. O sistema construtivo foi tropicalizado, ou seja, adaptado para se ajustar às normas, clima e cultura do Brasil.

O Núcleo de Sustentabilidade funciona como um showroom interativo para que indústrias e comunidade possam conhecer novas tecnologias sustentáveis aplicadas à construção civil, energia e meio ambiente. Com o recurso de realidade aumentada, que cria a sobreposição de objetos virtuais tridimensionais em um ambiente real visíveis através de um tablet, os visitantes poderão conhecer como foram produzidos os elementos sustentáveis da construção.

“O foco principal desse projeto é a sustentabilidade e a educação. Formando jovens nessa linha é que no futuro poderemos mudar positivamente toda uma geração. Quero também destacar que nada disso seria possível se não tivéssemos parceiros como a Fundação Araucária, por exemplo, que merece todas as honras por investir em projetos como esse”, destacou o diretor do Senai do Paraná, Marco Secco.

Todas as tecnologias presentes no núcleo foram desenvolvidas por empresas parceiras do Senai. Entre elas estão o telhado verde, para controle de temperatura; reaproveitamento da água da chuva; iluminação em LED e torneiras com controle de vazão e descargas econômicas.

“Essa iniciativa só foi possível de ser concretizada por meio da união do conhecimento do Senai com outras instituições por um projeto vencedor. Dessa forma, estamos trilhando caminhos para o desenvolvimento e aplicação da sustentabilidade na prática”, disse o vice-presidente da Fiep, Nelson Hubner.

As empresas interessadas no apoio têm até 30 de setembro para inscrever suas ideias no site www.editaldeinovacao.com.br. O edital que terá como objetivo o financiamento de bolsas para pós-doutores estará disponível na página da Fundação Araucária (www.fappr.pr.gov.br) no começo de 2014.