Governador renova reconhecimento de cursos de faculdades estaduais 13/05/2010 - 10:25

O governador Orlando Pessuti autorizou nesta semana a renovação do reconhecimento dos cursos de licenciatura em História e Matemática, ambos oferecidos pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar).
O curso de História possui 194 alunos matriculados e o de Matemática 157, funcionando no período noturno. A Fafipar foi estadualizada em 1991 e atualmente possui 20 cursos, 81 docentes, 18 funcionários e 2.170 alunos.
O governador também autorizou a renovação do reconhecimento da adequação do projeto pedagógico do curso de bacharelado em Música Popular, ofertado pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP), em Curitiba. O curso possui um caráter teórico-prático e visa a formação superior de profissionais dedicados à execução e pesquisa da música popular. São oferecidas anualmente 20 vagas para o período vespertino.
A FAP oferece nove cursos de graduação e três cursos de pós-graduação. Em 2005, foi inaugurada a Escola Sul Americana de Cinema e TV (CineTVPR), projeto do qual a FAP participa com o curso de graduação em Cinema e Vídeo.

Autorização de reconhecimento

O governador ainda autorizou o reconhecimento do curso de Licenciatura em Pedagogia, ofertado pela Universidades Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel. O curso de Pedagogia foi implantado em 1972 e atualmente funciona nos períodos matutino e noturno, ofertando anualmente 80 vagas. O curso conta com carga horária de 3252 horas-aula, das quais 200 horas são de atividades acadêmicas complementares.
Pessuti também autorizou reconhecimento do curso de Licenciatura em Artes Visuais ofertado pela Faculdade Vizinhança do Vale do Iguaçu (Vizivali), do município de Dois Vizinhos, em caráter excepcional, para os alunos que ingressaram em 2008 e 2009.
O objetivo do curso é formar profissionais de educação para atuar no ensino de Arte na educação básica, habilitados para a produção, pesquisa, crítica e o ensino das Artes Visuais, voltado para o desenvolvimento da percepção, da reflexão e do potencial criativo. O curso habilita os profissionais para atuar como professores nos diferentes níveis de ensino da rede pública ou particular; e educador social em organizações não governamentais, hospitais, creches e associações culturais.