Governo do Estado entrega conversores de resíduos para 13 colégios agrícolas do Paraná 24/10/2025 - 17:00

O Governo do Paraná anunciou nesta sexta-feira (24) a entrega de conversores de resíduos para 13 colégios agrícolas estaduais. O anúncio ocorreu em cerimônia realizada no Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola (CEEP) Augusto Ribas, em Ponta Grossa, que ainda recebeu um trator cabinado, um tratorito (máquina agrícola compacta e versátil utilizada em pequenas propriedades para preparar o solo, fazer manutenção de plantações e transportar cargas) e um drone de pulverização para apoio às atividades didático-produtivas.

O investimento total na aquisição dos equipamentos é de aproximadamente R$ 4,3 milhões. Capazes de transformar até 300 quilos de resíduos orgânicos em adubo orgânico, os 13 conversores serão distribuídos aos colégios agrícolas estaduais de Apucarana, Arapoti, Cambará, Cascavel, Clevelândia, Diamante do Norte, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Palmeira, Pinhais, Ponta Grossa e Santa Mariana. Ao todo, cerca de 3,5 mil estudantes serão diretamente beneficiados pelo investimento.

Conforme o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, o maquinário deve proporcionar, aos estudantes, experiências pedagógicas alinhadas às tecnologias usadas no setor produtivo.

“Esses conversores são mais um exemplo de como tecnologia e sustentabilidade caminham junto com a educação. Nunca se investiu tanto nos colégios agrícolas do Paraná e nós acreditamos que esses investimentos vão contribuir para a formação de jovens profissionais ainda mais qualificados para o Ensino Superior e para o mercado de trabalho”, projetou.

O conversor de resíduos funciona como uma espécie de “composteira automatizada”. O dispositivo é responsável pelo tratamento de cascas, folhas, sementes, grama e demais resíduos para a produção de material orgânico rico em nutrientes, que pode ser usado como adubo.

Os processos de desidratação, compostagem e estabilização dos materiais ocorrem de forma automatizada, o que reduz significativamente o volume de resíduos necessários e incrementa a qualidade do adubo orgânico produzido.

Conforme o coordenador de Colégios Agrícolas da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), Renato Hey Gondin, o investimento fortalece ações de educação ambiental nas escolas, cujas hortas são certificadas pelo programa Paraná Mais Orgânico (PMO).

“São os primeiros equipamentos desse tipo no Paraná, em nível público e privado. Podemos dizer que é um equipamento revolucionário, por produzir um adubo orgânico sólido e de altíssima qualidade, uma ótima opção para a adubação de base", explicou.

O processo de conversão de resíduos ainda permite o reaproveitamento de cerca de 60% do volume de água utilizado. Isenta de odor e coloração, a água de reuso pode ser aplicada em hortas pedagógicas, diminuindo o consumo hídrico nas escolas.

Além disso, o método proporciona uma redução de até 90% no volume de resíduos orgânicos que seriam descartados, o que contribui para a diminuição dos custos de coleta, transporte e destinação final dos rejeitos.

OUTROS EQUIPAMENTOS – Além do conversor de resíduos, o CEEP Augusto Ribas também foi contemplado com um trator cabinado, um drone de pulverização e um tratorito agrícola.

Ao todo, o CEEP Augusto Ribas atende mais de 290 estudantes, da 1ª à 3ª série do Ensino Médio, com oferta de curso técnico em Agropecuária. Localizado dentro do câmpus da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o colégio é mantido por meio de uma parceria entre a universidade e a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR).

“O Colégio Agrícola de Ponta Grossa tem 88 anos de existência e é um símbolo da educação pública no Paraná. A parceria com a Seed inclui o fornecimento dos professores e é também uma parceria de investimentos, como nesse caso dos equipamentos agrícolas, que serão de extrema importância para a educação técnica e ambiental dos estudantes”, destacou o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto.

Com investimento superior a R$ 400 mil, a aquisição dos novos equipamentos agrícolas integra o processo de modernização do colégio e deve ampliar a capacidade de ensino prático e aplicado aos alunos.

“É um momento ímpar na história do Colégio Agrícola de Ponta Grossa. Toda essa tecnologia vai estar à disposição dos nossos alunos e professores e, com certeza, vai dar um retorno muito positivo”, celebrou o diretor do CEEP, Alcebíades Baretta.

“Nós aprendemos muito na prática, então esses equipamentos vão agregar muito no nosso conhecimento”, acrescentou Emanuelle Vandoski, de 15 anos, estudante da 1ª série do Ensino Médio.

COLÉGIOS AGRÍCOLAS – Por meio da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), o Governo do Estado mantém 29 colégios agrícolas, que atendem mais de 7,5 mil estudantes em diferentes regiões do Paraná. As instituições integram a rede estadual de ensino e ofertam, além da grade curricular comum, uma variedade de cursos técnicos, que vão de agricultura e agropecuária a áreas como saúde, tecnologia e meio ambiente. A proposta visa formar profissionais altamente capacitados para atuar no setor agropecuário, suprindo a carência de mão de obra qualificada.

PRESENÇAS – O anúncio das entregas de equipamentos aos colégios agrícolas contou com a presença da chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Ponta Grossa, Luciana Sleutjes, do vice-reitor da UEPG, Ivo Mottin Demiate, e do deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Hussein Bakri.

GALERIA DE IMAGENS