Governo do Estado recebe embaixadores da União Europeia 03/05/2018 - 16:40
Entre os assuntos mencionados estavam a excelência do Paraná no ensino superior, as ações da Fundação Araucária, Tecpar, Simepar, além de projetos como o Universidade Sem Fronteiras, Tecnova, Paraná Mais Orgânico, Parque Tecnológico Virtual, Programa Paraná Fala Idiomas e o Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC).
As universidades estaduais do Paraná possuem, ao todo, 39 acordos com 13 países da União Europeia. O Programa Internacional de Cooperação Urbana, promovido pela União Europeia, América Latina e Caribe tem o objetivo de criar uma cooperação inter-regional, estimular o desenvolvimento e o fortalecimento de estratégias regionais envolvendo pequenas e médias empresas (PMEs).
A iniciativa, financiada pela União Europeia, busca também dialogar com formas de promover o desenvolvimento urbano sustentável, ações contra as mudanças climáticas e inovação para o desenvolvimento do estado.
Segundo o Décio Sperandio é preciso ampliar as parcerias para que o ensino superior avance. “Um dos conceitos que trabalhamos na secretaria é a internacionalização das nossas instituições e a troca de experiências com diversos países fortalece novas políticas conjuntas”.
O Paraná foi escolhido para sediar a missão diplomática que busca fortalecer as relações comerciais com o Estado e trocar informações sobre temas políticos, econômicos e culturais. “Temos intenções concretas para intensificar o relacionamento entre os diversos países europeus e o Estado do Paraná”, salientou o embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho, que lidera a missão.
Cravinho explicou que a União Europeia e o Mercosul estão prestes a finalizar um acordo de livre comércio, que beneficia o Paraná por sua posição estratégica no bloco e pelo potencial econômico do Estado. “O entusiasmo é grande porque o Paraná tem profundas relações históricas com a Europa e também um potencial tremendo para o futuro. Além de estar no centro do Mercosul, é um estado com uma economia avançada e diversificada”, afirmou o embaixador.
PARANÁ FALA IDIOMAS – o programa integra as sete universidades estaduais e oferece cursos em línguas estrangeiras para professores, estudantes e agentes universitários. O governo investiu cerca de 4 milhões em duas etapas do programa. Atualmente, as universidades possuem 63 turmas com cerca de 1200 alunos.
Em março deste ano, foi lançando o Paraná Fala Francês com o objetivo de fomentar parcerias com países falantes de língua francesa e fortalecer a expansão de línguas estrangeiras.
“O Paraná Fala Idiomas atinge seu objetivo no que diz respeito a capacitação em língua estrangeira, facilitando a mobilidade para outros países. Com o Paraná Fala Francês mais uma língua passa a ser difundida com excelência”, destacou o secretário Décio Sperandio.
PRESENÇAS – Participaram da reunião os secretários do Planejamento e Coordenação Geral, Juraci Barbosa Sobrinho; da Cultura, João Luiz Fiani; e o presidente do Instituto Tecpar, Júlio Félix.
A comitiva de embaixadores é formada pelos embaixadores da União Europeia João Gomes Cravinho; da Eslováquia Milan Cigáñ; da Bulgária, Valeri Yotov; da Irlanda, Brian Glynn; da Finlândia Markku Virri; da Suécia Per-Arne Hjelmborn; da Dinamarca, Kim Hojlund Christensen; da Eslovênia, Alain Brian Bergant; da Croácia, Zeljko Vukosav; da Itália, Antonio Bernardini; da Bélgica, Dirk Loncke; da Alemanha, Georg Witschel; do Chipre, Haralambos Kafkarides; da Romênia, Stefan Mera; do Reino Unido, Vijay Rangarajan; de Luxemburgo, Carlo Krieger; da Áustria, Irene Giner-Reichl; da Grécia, Ioannis Pediotis; pela encarregada de negócios da Polônia, Marta Olkowska, e pela cônsul-geral da Lituânia, Laura Tupe.