Governo do Paraná apresenta políticas em tecnologia e inovação a gestores catarinenses
23/06/2017 - 12:30
O evento, maior do gênero sobre tecnologias voltadas para pequenos e médios municípios, reúne prefeitos, gestores, vereadores, empresários, além de representantes de ministérios e Governos Estaduais para tratar de soluções tecnológicas visando o aprimoramento dos serviços públicos nos municípios.
Razzoto destacou os avanços do Governo do Paraná nos últimos anos na questão da governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), bem como a implantação do programa de parques tecnológicos no estado. Para ele, é importante envolver os setores públicos, privados, institutos e academia no processo.
Outro ponto importante para fomentar a inovação nos municípios, ressalta o coordenador, está nas parcerias público-privadas, com gestão estabelecida, governança e, principalmente, com comunicação integrada. “O ambiente existe, mas para que surta o efeito nós precisamos que o Estado caminhe junto com todos os atores envolvidos. Certamente o Paraná tem muito a avançar ainda, mas nós estamos muito felizes pelo que temos conquistado nos últimos anos”, afirma.
Razotto participou do painel para tratar de políticas públicas estaduais para as cidades digitais, juntamente com a diretora de Inovação Social e Ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Lívia Leão, e mediado pelo diretor da RCD, José Marinho.
O objetivo foi compartilhar exemplos e levar informação aos gestores sobre a importância de se investir em ferramentas e estimular o desenvolvimento socioeconômico por meio da tecnologia.
Entre os municípios, São José dos Pinhais foi o modelo paranaense apresentado durante o encontro. O 2º Congresso Catarinense de Cidades Digitais segue nesta sexta-feira (23) e contará com a participação de representantes dos Ministérios da Saúde e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para tratar de iniciativas disponíveis e como os municípios podem fomentar ambientes de inovação nas cidades, além de casos de sucesso, linhas de financiamento para as cidades digitais, soluções de mercado, entre outros temas.