Governo do Paraná forma 30 especialistas em gestão cultural para fortalecer o setor no Estado 25/08/2025 - 16:10

Os 30 bolsistas da segunda turma do programa de Residência Técnica (Restec) em Gestão Cultural do Governo do Paraná concluíram as atividades práticas nesta segunda-feira (25) em Curitiba e em seis cidades do Interior. Ao longo de dois anos, eles participaram de um curso de especialização pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que proporcionou a base teórica necessária para o desenvolvimento de projetos inovadores que representam um aporte técnico significativo para as instituições culturais paranaenses.

Os profissionais, formados em áreas diversas – como Administração, Arquitetura e Urbanismo, Artes, Biblioteconomia, Biologia, Ciências Sociais, Design, Economia, Engenharia Civil, Física, Geografia, História, Jornalismo, Museologia e Produção Cultural –, finalizaram um período de imersão em órgãos do Estado, incluindo seis instituições estaduais de ensino superior. Essa característica multidisciplinar do grupo foi um dos pilares para o desenvolvimento de soluções criativas e abrangentes para os desafios da gestão cultural no âmbito do setor público.

Os projetos desenvolvidos ao longo do programa trouxeram contribuições importantes em áreas como acessibilidade cultural para pessoas com deficiência visual, inovação tecnológica e inteligência artificial aplicadas à cultura, preservação e gestão de acervos museológicos, além de estudos sobre diversidade cultural e desenvolvimento comunitário. Essas iniciativas resultaram em diagnósticos, propostas de intervenção e produtos que serão incorporados nas instituições, potencializando o acesso e a qualidade dos serviços culturais para a população.

Com formação em História, Vitor Bomfim Lopes destaca que a pós-graduação proporcionou uma perspectiva prática e transformadora para a sua atuação. “A especialização enriqueceu meu contato com os espaços e com as pessoas impactadas por ações culturais, e as atividades práticas abriram portas para novos conhecimentos e possibilidades profissionais”, afirma o especialista em Gestão Cultural, que desenvolveu as atividades práticas da residência no Museu dos Campos Gerais (MCG), vinculado à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

A professora da Unespar Marila Annibelli Vellozo, que coordena a Restec em Gestão Cultural, enfatiza que a profissionalização fortalece toda a cadeia da cultura. “Os gestores qualificados por esse programa contribuem para que a população compreenda o valor da gestão cultural, fortalecendo a interação entre cidadãos, poder público e agentes culturais, além de estarem preparados para atuar na definição de políticas públicas, na manutenção de espaços culturais e nos modelos de financiamento e gestão em áreas como museus, audiovisual, memória e patrimônio”, destaca.

INTERIORIZAÇÃO – A maior parte dos bolsistas, 21 no total, desenvolveu as atividades em unidades da Secretaria de Estado da Cultura (Seec). Os outros cumpriram a carga horária prática do programa na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e nas universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro) e do Paraná (Unespar).

Além da Capital, os residentes atuaram nas cidades de Cascavel, no Oeste do Estado, Guarapuava, no Centro-Sul, Londrina, no Norte, Maringá, no Noroeste, Paranaguá, no Litoral, e Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. A interiorização do programa, estratégia consolidada nos vários programas de Restec do governo estadual, assegura a descentralização do conhecimento e das boas práticas, possibilitando uma atenção para as demandas próprias de cada região do território paranaense.

SERVIDORES – Nesta turma, cinco servidores públicos participaram do curso de especialização em Gestão Cultural com projetos voltados a intervenções artísticas para humanização em saúde, análise de perfil de estudantes de dança, mecenato subsidiado, gestão de eventos culturais e implicações éticas do uso de inteligência artificial na arte. Os profissionais são da Secretaria da Administração e Previdência (Seap), do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), além da Seec e da Unespar.

PROGRAMA – Os programas de Restec são uma política pública coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Semelhante às residências da área da saúde, a iniciativa é voltada à qualificação de profissionais com até três anos de formação em diferentes cursos de graduação. Atualmente, são 1.072 residentes técnicos e 137 servidores públicos matriculados em oito programas nas áreas de desenvolvimento rural sustentável, economia rural, gestão pública, inovação e transformação digital, políticas de especialização produtiva, obras públicas, segurança pública e turismo.

GALERIA DE IMAGENS