Guia do Estudante publica listagem com cursos premiados das Universidades Estaduais 01/11/2012 - 16:51

Pelo menos três universidades estaduais receberam novas estrelas no Guia do Estudante publicado anualmente pela Editora Abril. A relação dos cursos da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), por exemplo, que receberam selos, já está disponível nas bancas. Os leitores podem conferir a publicação na revista “GE Profissões Vestibular 2013”.
Na avaliação, que tem como nota máxima cinco estrelas e envolve todos os cursos superiores do país, a Unicentro teve 20 cursos estrelados. Quatro cursos de graduação foram premiados com 4 estrelas, o que significa conceito muito bom: Pedagogia, Química e Secretariado Executivo em Guarapuava e Engenharia Florestal em Irati.
Outros 16 cursos da universidade alcançaram o conceito bom, representado por três estrelas. São eles: Pedagogia (campus Chopinzinho, Prudentópolis, Irati e Laranjeiras do Sul), Administração (Guarapuava e Irati), Fonoaudiologia (campus Irati) e Agronomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Geografia e Medicina Veterinária em Guarapuava.
UEL - A Universidade Estadual de Londrina teve 37 cursos estrelados na avaliação de cursos superiores, que constam da publicação GE Profissões Vestibular 2013. Dez desses cursos receberam 5 estrelas, que significa conceito excelente; 23 tiveram 4 estrelas, conceito muito bom; e 4 cursos com 3 estrelas, conceito bom.

Os cursos que obtiveram 5 estrelas foram Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Direito, Esporte, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Pedagogia, Secretariado Executivo, Serviço Social e Zootecnia.

Com 4 estrelas estão os cursos de Administração, Agronomia, Arquivologia, Artes Cênicas, Biblioteconomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social – Relações Públicas, Design em Moda, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Física, Geografia, Letras, Matemática, Medicina, Odontologia, Psicologia e Química.

Com 3 estrelas ficaram os cursos de Ciência da Computação, Comunicação Social – Jornalismo, Design Gráfico e Engenharia Elétrica. Este quadro reafirma a condição que a UEL alcançou no ano passado, quando foram 9 os cursos que receberam 5 estrelas, 23 cursos com 4 estrelas e 4 deles com 3 estrelas. Assim, os conceitos obtidos pela UEL no Guia do Estudante, cuja nota máxima é 5, evoluíram de 4,14 em 2011 para 4,16 em 2012.
A publicação não avalia cursos de licenciatura, como Filosofia, Música e Educação Artística, por exemplo.

UEPG - Vinte e dois cursos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foram ‘estrelados’ pelo Guia do Estudante da Editora Abril. Dos 22 selos obtidos pela UEPG ganha destaque o curso de Direito, posicionado entre os melhores cursos do Brasil, com uma graduação ‘5 estrelas’. Com ‘4 estrelas’, foram desatacados os cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia de Materiais, Farmácia, Geografia, História, Jornalismo, Odontologia, Pedagogia, Serviço Social. Na lista de cursos com ‘3 estrelas’ estão Zootecnia, Administração, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Física, Química e Informática.
A ascensão (de 4 para 5 estrelas) do curso de Direito foi bastante comemorada por professores, alunos e técnico administrativo do Setor de Ciências Jurídicas (departamentos de Direito do Estado; Direito Processual; e Direito das Relações Sociais). A diretora do Sejur, Dircéia Moreira, classifica como uma grande conquista para a UEPG, que coloca o curso de Direito definitivamente entre os melhores do Estado e do Brasil, consolidando uma posição já destacada com a obtenção do ‘Selo OAB Recomenda’, certificação conferida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Na avaliação do coordenador do curso, professor Rauli Gross Júnior, a distinção do Guia do Estudante ganha caráter histórico para a UEPG, visto que o rol de cursos com ‘5 estrelas’ no país é bastante restrito. No ano passado, apenas 12 instituições chegaram a esse patamar. Em estatística de 2010, existiam 1,24 mil cursos de Direito no país. “Esta é uma grande vitória e demonstra que estamos no caminho certo, colocando definitivamente o curso de Direito da UEPG em destaque Nacional a exemplo do Selo OAB Recomenda”, diz Gross Júnior, observando que tal fato deve ser motivo de orgulho a toda comunidade universitária. “Por outro lado irá aumentar ainda mais nossas responsabilidades, pois agora devemos nos manter sempre no topo”.
O reitor João Carlos Gomes comenta a certificação do curso de Direito, parabenizando professores, alunos e técnico-administrativos que atuam nos Setor de Ciências Jurídicas. “Não temos dúvida que se trata do resultado da dedicação de todos, buscando a excelência nas suas atividades”, disse o reitor, lembrando que o curso de Direito desenvolve hoje uma das principais atividades de extensão da UEPG, com atendimento gratuito à população, através do Núcleo de Assistência Jurídica Gratuita ‘Professor Jugurta Gonçalves de Oliveira’. “Em 2011, foram perto de sete mil atendimentos”, diz o reitor, lembrando que a Reitoria vem se empenhando na busca de recursos para a construção do prédio próprio do Núcleo de Prática Jurídica, no futuro Centro Judiciário de Ponta Grossa.
Direito é um dos cursos mais antigos e tradicionais da UEPG, destacando-se na criação da instituição juntamente com as faculdades de Odontologia, Filosofia Ciências e Letras, Farmácia e Administração. Do curso saíram dois reitores da UEPG, Alvaro Augusto Cunha Rocha (1970-1974) e Ewaldo Podolan (1983-1987), além de profissionais que ocupam cargos e postos de alto escalão no Poder Judiciário e segmentos das Ciências Jurídicas. O curso foi instalado no ano de 1958, congregando os docentes e as atividades da Faculdade Estadual de Direito de Ponta Grossa que foi criada pela Lei nº 2.179, de 4 de agosto de 1954, e reconhecida pelo Decreto Federal nº 50.355, de 18 de março de 1961.
Da mesma forma, o reitor João Carlos Gomes destaca a certificação dos demais cursos da UEPG, com 12 distinções de ‘4 estrelas’ e nove selos ‘3 estrelas’. “Trata-se de mais uma constatação da qualidade dos nossos cursos”, diz o reitor, lembrando que esta semana também foi divulgado o Ranking Universitário
Folha (RUF), distinguindo a UEPG entre as melhores instituições de ensino, a partir de critérios de avaliação com qualidade de ensino, qualidade de pesquisa, avaliação de mercado e indicador de inovação. “Todos os nossos cursos estão conceituados na faixa bom, muito bom e excelente (notas 3,4 e 5) do sistema de avaliação do Ministério da Educação, sinal que nossos esforços pela qualidade do ensino, incentivo à pesquisa e incremento da extensão estão trazendo resultados que hoje projetam a nossa instituição no cenário nacional e internacional”.