HU-UEPG irá consolidar representação nacional 24/01/2019 - 17:17
O Hospital Universitário, administrado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), terá a representação nacional reforçada. Nesta quinta-feira (24), o reitor da Unioeste e presidente da Câmara de Saúde da Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Paulo Sérgio Wolff, visitou a Reitoria da UEPG para tratar do tema.
Durante a reunião com os professores Miguel Sanches Neto e Everson Krum, respectivamente reitor e vice-reitor da UEPG, Paulo tratou da indicação da professora Luciane Patrícia Andreani Cabral para uma vaga titular na Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde. Atualmente, Luciane é diretora acadêmica do HU-UEPG e coordena as residências realizadas no Hospital - a professora Tatiana Cordeiro, diretora do Hospital, já ocupa uma cadeira na Comissão.
Diretor do HU por sete anos, o professor Everson Krum destacou a importância da indicação de Luciane para o cargo. "A Comissão é ligada ao Ministério da Saúde e ao Ministério da Educação. É um órgão que trata de todas as políticas públicas que envolvem as residências multiprofissionais. É uma instância muito importante para o ensino e a prática no setor de saúde pública", conta Krum.
A Comissão define as políticas públicas que envolvem os programas de residência de todo o Brasil - os programas existem desde 1976 e foram regulamentados pela Lei n° 11.129 de 2005. "Essa é uma comissão importante não só para o HU, mas para todas as universidades, para aquelas que têm programa de residência e para aquelas que estudam iniciar programas do tipo", avalia Luciane.
HU soma sete programas de residência
Atualmente o Hospital Universitário soma sete programas de residência - cinco deles são multiprofissionais e outros dois são uniprofissionais, todos com bolsa do Ministério da Saúde. Os programas multiprofissionais oferecem residência em Neonatologia, Saúde do Idoso, Intensivismo, Reabilitação e Urgência e Emergência. Já os uniprofissionais oferecem residência em Enfermagem Obstétrica e Bucomaxilofacial.
Câmara quer fortalecer hospitais universitários
Durante a reunião, o reitor Paulo Sérgio Wolff também destacou a intenção de fazer com que a Câmara de Saúde da Abruem contribua para o fortalecimento dos hospitais universitários. "Queremos auxiliar os reitores na relação com o Ministério da Saúde, especialmente no contexto das políticas de saúde para o país, uma vez que essas universidades contribuem para a saúde da população, principalmente no interior do país", lembrou Wolff.