Hospitais Veterinários das universidades estaduais realizam cerca de 126 mil atendimentos 26/12/2017 - 11:40

uel
Os hospitais veterinários (HV) das universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Norte do Paraná (UENP) e Centro-Oeste (Unicentro) realizaram, durante o ano de 2017, cerca de 126 mil atendimentos para animais de pequeno, médio e grande porte. Os procedimentos são executados exclusivamente por médicos veterinários residentes ou pelos professores do curso de medicina veterinária.

Além dos atendimentos clínicos os hospitais veterinários oferecem serviços de diagnósticos por imagem, patologia clínica, parasitologia, anatomia patológica, microbiologia e cirurgias nas diferentes modalidades. Os atendimentos são cobrados apenas para repor materiais e medicamentos e para a manutenção de equipamentos.

Os hospitais da UEM e da Unicentro realizam vários procedimentos, entre eles está o serviço de acupuntura que é uma prática utilizada para aliviar dores, melhorar a circulação e diminuir o estresse em cães, gatos e animais de grande porte.

No hospital veterinário da UEL, foram atendidos mais de 117 mil casos clínicos e cirúrgicos, de animais de companhia e produção. Na UEL é estruturado por especialidades, entre elas cardiologia, oftalmologia, dermatologia, endocrinologia, neurologia, ortopedia, reprodução, hematologia e micologia. O objetivo do hospital é proporcionar ensino aos alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação do curso de Medicina Veterinária da UEL.

Segundo Nei Carlos Reichert Netto, diretor do hospital veterinário as atividades no hospital oferecem ao estudante uma vivência das situações profissionais que serão enfrentadas no futuro. O HV oferta atendimento clínico, cirúrgico, laboratorial e de emergência por meio de serviços especializados.

No hospital veterinário da UEM, foram mais de 4 mil atendimentos em 2017, entre consultas, retornos, internamentos, exames e clínica médica. O HV é um centro de referência no atendimento médico veterinário e na formação de profissionais.

Criado em 2003 para atender as atividades acadêmicas do curso de Medicina Veterinária o hospital veterinário da UENP investe na qualidade de ensino, pesquisa e extensão. Os atendimentos realizados em 2017 somam 4.806 casos clínicos e cirúrgicos de animais, favorecendo a complementação das atividades acadêmicas. O hospital oferece serviços de Obstetrícia Veterinária e Reprodução Animal.

Segundo o diretor do hospital veterinário da UENP, Ademir Zacarias Junior, o serviço é de extrema importância para os alunos da graduação e pós-graduação. “ O HV atua estimulando os conhecimentos adquiridos do curso e que são aplicadas na rotina do hospital por meio de projetos e estágios. Prepara os profissionais para o mercado de trabalho e também para o desenvolvimento de pesquisa e prestação de serviço”, conclui.

Localizado em Guarapuava o hospital veterinário da Unicentro realizou mais de 9 mil atendimentos para animais. O HV conta com ações como doação de sangue canino e tem como diferencial o serviço de acupuntura para os animais.

Serviços

HV UEL: O atendimento de rotina é feito de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h e a ordem de atendimento respeita a ordem de chegada, sendo priorizados casos de emergência. O HV fica aberto 24 horas, inclusive nos fins de semana, para atendimento de emergência.

HV UEM: O atendimento é feito com horário marcado de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Pacientes de emergências com risco de morte têm prioridade de atendimento. O HV fica aberto nos finais de semanas e feriados para emergência das 8 às 20h.

HV UENP: O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 7h30 às 12 e das 13h30 às 17h por ordem de chegada, priorizando casos de emergência.

HV UNICENTRO: O atendimento é feito com hora marcada e as emergências são encaixadas de acordo com as possibilidades e a disponibilidade médica da clínica. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h30 às 18h de segunda a sexta-feira.