Hospital Regional de Ponta Grossa obtém certificação de Hospital de Ensino 18/02/2015 - 13:56

Em reunião plenária da Comissão de Certificação dos ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS), realizada na última semana, o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG), vinculado à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), recebeu parecer favorável à sua certificação como Hospital de Ensino. O diretor geral, Everson Augusto Krum, comenta que, a partir da publicação da certificação em portaria no Diário Oficial da União, entre outros benefícios, o HURCG poderá participar de editais e programas específicos para financiamento de Hospitais de Ensino.

Conforme Everson Krum, por coincidência, a notícia do parecer favorável vem na mesma semana da formatura da primeira turma de residentes do HURCG , que foi um dos fatores relevantes na avaliação da Comissão de Certificação, realizada nos dias 30 e 31 de outubro do ano passado. Ele explica que a certificação resultará em mais investimentos em infraestrutura, equipamentos e recursos humanos para a solicitação de vagas em outras áreas de residência médica e multiprofissional.

O processo para certificação, segundo Everson Krum, teve início em janeiro de 2014, quando uma comitiva do HURCG acompanhou o reitor Carlos Luciano Vargas em audiência na Coordenação de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde, para conhecer os trâmites necessários para o reconhecimento do HURCG como Hospital de Ensino. Na sequência, em março, foi criada a Comissão de Hospital de Ensino, tendo à frente o médico e professor César Roberto Busato, a partir da sua experiência na criação do curso de Medicina da UEPG e na implantação do Hospital Regional de Ponta Grossa (HRCG).

Em seguida, levantadas todas as condições necessárias, em agosto de 2014, foi protocolizado o pedido junto à Comissão de Certificação de Hospitais de Ensino. Na continuidade, foi designada uma comissão de avaliação, com representantes dos dois ministérios envolvidos, que percorreu as instalações do HURCG e outras unidades hospitalares do município, em outubro, para a verificação ‘in loco’ do adequado atendimento aos requisitos exigidos.

Sobre a visita da comissão, o diretor do HURCG comenta que, a exemplo da avaliação da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), os avaliadores da Comissão de Certificação, destacaram a condições de infraestrutura do hospital, tanto para o atendimento aos serviços de saúde como para atividades de ensino. “No item sobre a disponibilidade de biblioteca com acervo atualizado e para consultas a bibliotecas virtuais, sugeriram nosso ingresso na base de conteúdos “UpToDate”, específica para profissionais de saúde, disponível no HURCG desde dezembro, com acesso aberto aos profissionais e estudantes ligados ao hospital”.

Enfim, observa Everson Krum, o parecer favorável da comissão significa o reconhecimento de que o HURCG/UEPG atende aos critérios estabelecidos pelos MEC e MS, que buscam normatizar procedimentos de organização, funcionamento, gestão, segurança, epidemiologia, exercício profissional, atendimento dentre outros e sua inter-relação com ensino e aprendizagem, tanto de graduação como de pós-graduação. Dentre os critérios para certificação, há ainda a necessidade de existência de atividades de curso de Medicina e de mais, no mínimo, duas outras áreas da Saúde. “No nosso caso, temos Enfermagem, Farmácia e Odontologia, além das residências médica e multiprofissional”.

Com a aprovação da certificação, completa o diretor, o HURCG passa a fazer parte do grupo de Hospitais Ensino, demonstrando sua vocação para a assistência, mas também sendo reconhecido como cenário de ensino e aprendizado. Nesse sentido, agradece a toda equipe de diretores, chefes, coordenadores de área, preceptores, docentes, acadêmicos, servidores do HU e da UEPG que contribuíram para o andamento desse processo. Em especial agradece ao Comitê de Controle da Qualidade do HURCG, coordenado pela enfermeira Daniele Brasil, à Secretaria de Estado da Saúde, que auxiliou na estruturação do Hospital Regional antes da transformação em Hospital Universitário e também ao apoio da Reitoria da UEPG, que não mediu esforços para alcançarmos esta certificação.