Hospital Universitário dos Campos Gerais passa a integrar Rede Sentinela da Anvisa 07/10/2014 - 16:27

O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG), vinculado à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), passa a integrar o grupo de 10% dos hospitais brasileiros que participam da Rede Sentinela, programa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para notificação de problemas existentes em materiais, equipamentos e medicamentos comercializados no país. O credenciamento do HURCG foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) recentemente, a partir de pedido de inclusão na rede efetuado no início deste ano.

De acordo com a enfermeira Daniele Brasil, coordenadora do Comitê de Qualidade e Núcleo de Segurança do Paciente do HURCG, a Rede Sentinela gera as informações a partir das quais a Anvisa inicia os procedimentos para tirar de circulação materiais e medicamentos com desvios de qualidade que podem comprometer a saúde das pessoas. Trata-se de uma estratégia da Vigilância Sanitária Pós-Uso/Pós-Comercialização de Produtos (Vigipós), que visa à prevenção de riscos associados ao consumo de produtos sujeitos à vigilância sanitária.

Segundo blog Rede Solidária (http://redesentinela-anvisa.blogspot.com.br/), o sistema funciona como observatório nos serviços para o gerenciamento de riscos à saúde, e atua em conjunto com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Nos estabelecimentos de saúde que integram a rede existe uma gerência de risco que funciona como referência da Vigipós, para notificar e monitorar eventos adversos e queixas técnicas de produtos utilizados nesses estabelecimentos. As informações da Rede Sentinela abastecem o SNVS e subsidiam ações de regulação desses produtos no mercado.

A coordenadora do Comitê de Qualidade do HURCG comenta que desde 2011 o hospital desenvolve esse tipo de acompanhamento, passando agora a efetuar a notificação de problemas com produtos e medicamentos junto à Rede Sentinela. Daniele Brasil diz que o credenciamento junto à Rede traz contribuição significativa à qualidade dos estabelecimentos notificadores. ”É um incentivo às ações de qualidade e segurança do paciente, uma preocupação do HURCG, que se constitui em hospital referência do SUS na região dos Campos Gerais”.