Inscrições do programa de pesquisa para o SUS terminam no final de julho 18/07/2012 - 10:51

As inscrições para a chamada pública “Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde – PPSUS”, terminam no dia 30 de julho de 2012. O objetivo é financiar projetos que visem o desenvolvimento de pesquisas e contribuam para resolução dos problemas prioritários de saúde da população brasileira e o fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O valor total do investimento será de R$ 3,4 milhões, sendo 1,3 milhões da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

São financiados projetos com duração de até 24 meses, provenientes de instituições de ensino superior, institutos de pesquisa, associações e sociedade técnico-científicas, públicas ou privadas, sem fins lucrativos, com CNPJ do Paraná.

A chamada abrange cinco linhas temáticas: modelos de organização da atenção especializada e dos serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, articulados com o processo de regionalização; modelos de instrumentos de governança clínica com ênfase nas linhas de cuidado prioritárias para as redes de atenção; necessidades de alocação, capacitação e fixação dos médicos e demais profissionais de saúde estratégicos; estudos de linha de base e formulação de indicadores e modelos de avaliação da estruturação, desempenho e resultados das redes de atenção à saúde; avaliação de resultados e impacto das ações assistenciais consideradas estratégicas sobre a mortalidade infantil; sistema de apuração e gestão de custos nos serviços e nas redes de atenção à saúde.

Neste programa, a Fundação Araucária atua em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa/PR); Ministério da Saúde (MS) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os recursos financeiros da Fundação Araucária têm origem no Fundo Paraná, que destina 2% da receita tributária do Estado ao desenvolvimento científico e tecnológico. Desse percentual, até 30% são destinados à Fundação. A instituição é um órgão de fomento à produção científica e tecnológica e apoio a verticalização do ensino superior e formação de pesquisadores.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas nos sites das instituições. (www.saude.gov.br/sisct; projetos2@fundacaoaraucaria.org.br; e www.fundacaoaraucaria.org.br/chamadas/chamadas-abertas.htm.