Livro sobre Filosofia e Educação será lançado em 29 de abril 21/03/2011 - 14:01
Organizado por Cláudia Battestin (doutoranda pela Universidade Federal de Pelotas) e Fábio Antonio Gabriel (professor colaborador do curso de Filosofia Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP) O livro "Filosofia e Educação" será lançado no dia 29 de abril, na Faculdade de Educação da UNICAMP. Na ocasião será realizado um colóquio sobre Filosofia e Educação, com a participação dos autores e coordenados pelos professores José Carlos da Silva e Antonio Carlos de Souza, da comissão científica do livro.
Segundo os organizadores, o livro “é uma oportunidade para dialogar, refletir e analisar as grandes possibilidades de aproximação da Filosofia e da Educação." Para o professor Antonio Carlos de Souza, diretor do CCHE da UENP, “a relação entre Filosofia e Educação não é apenas necessária por pertencerem a uma mesma área de conhecimento, mas têm como finalidade contribuir para que as pessoas possam adquirir autonomia no pensar, liberdade de agir e criatividade para produzir e conduzir seus destinos”.
Para o professor Silvio Gallo, da UNICAMP, que prefaciou o livro “ ao longo da história foram experimentadas várias formas de articular Filosofia e Educação. Talvez a mais comum seja aquela que afirma que a Filosofia fornece os “fundamentos” para a ação educativa. Penso que esta articulação “fundamentalista” precisa ser evitada, pois ela não é produtiva nem para a Filosofia nem para a Educação. Por quê? Porque, na maioria das vezes, quando afirmamos que a Filosofia é responsável por fornecer os fundamentos para a teoria e a prática educativas, estamos diminuindo a Educação, estamos dizendo que ela não pode existir sem a Filosofia. E penso que isto não é fato. Faz-se educação sem Filosofia. Em meu ponto de vista, se faz Educação melhor com Filosofia, mas afirmar que não se faz Educação sem ela (seja no âmbito da teoria, seja no âmbito da prática) seria um exagero e um absurdo”.
Na opinião do professor Severino, da USP, “esta instigante coletânea, obra de um conjunto de educadores envolvidos nos embates do ensino, da pesquisa e da reflexão no universo filosófico-educacional, visa mostrar, não só pelas temáticas abordadas, mas também pela sua própria configuração, que o diálogo entre filosofia e educação não é mero dispositivo curricular, mas uma necessidade tanto epistemológica quanto pedagógica."
Serviço: O livro será publicado Editora Multifoco, do Rio de Janeiro., e o blog oficial será disponibilizado em breve (mais informações em livrofileduc@brturbo.com.br).
Segundo os organizadores, o livro “é uma oportunidade para dialogar, refletir e analisar as grandes possibilidades de aproximação da Filosofia e da Educação." Para o professor Antonio Carlos de Souza, diretor do CCHE da UENP, “a relação entre Filosofia e Educação não é apenas necessária por pertencerem a uma mesma área de conhecimento, mas têm como finalidade contribuir para que as pessoas possam adquirir autonomia no pensar, liberdade de agir e criatividade para produzir e conduzir seus destinos”.
Para o professor Silvio Gallo, da UNICAMP, que prefaciou o livro “ ao longo da história foram experimentadas várias formas de articular Filosofia e Educação. Talvez a mais comum seja aquela que afirma que a Filosofia fornece os “fundamentos” para a ação educativa. Penso que esta articulação “fundamentalista” precisa ser evitada, pois ela não é produtiva nem para a Filosofia nem para a Educação. Por quê? Porque, na maioria das vezes, quando afirmamos que a Filosofia é responsável por fornecer os fundamentos para a teoria e a prática educativas, estamos diminuindo a Educação, estamos dizendo que ela não pode existir sem a Filosofia. E penso que isto não é fato. Faz-se educação sem Filosofia. Em meu ponto de vista, se faz Educação melhor com Filosofia, mas afirmar que não se faz Educação sem ela (seja no âmbito da teoria, seja no âmbito da prática) seria um exagero e um absurdo”.
Na opinião do professor Severino, da USP, “esta instigante coletânea, obra de um conjunto de educadores envolvidos nos embates do ensino, da pesquisa e da reflexão no universo filosófico-educacional, visa mostrar, não só pelas temáticas abordadas, mas também pela sua própria configuração, que o diálogo entre filosofia e educação não é mero dispositivo curricular, mas uma necessidade tanto epistemológica quanto pedagógica."
Serviço: O livro será publicado Editora Multifoco, do Rio de Janeiro., e o blog oficial será disponibilizado em breve (mais informações em livrofileduc@brturbo.com.br).