Maior programa de extensão universitária do país será lançado na próxima terça 06/10/2007 - 16:42

O governador Roberto Requião e a secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, lançam na próxima terça-feira, 09, no Canal da Música, em Curitiba, o programa “Universidade Sem Fronteiras”, que envolve todas as instituições estaduais de ensino superior públicas, estudantes e profissionais recém-formados, professores, organizações governamentais e não governamentais. O lançamento será às 14h30min e contará com a participação de lideranças comunitárias, reitores e diretores de universidades e faculdades, estudantes, professores e representantes de instituições governamentais e não governamentais.
Com recursos da ordem de R$ 10,3 milhões, o maior programa de extensão universitária do país atenderá 118 municípios paranaenses com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) a partir de ações nas áreas do Apoio às Licenciaturas, Apoio à Pecuária leiteira, Apoio à Agricultura Familiar e Incubadora dos Direitos Sociais. As secretarias parceiras são as da Educação, da Agricultura e Abastecimento, a EMATER e o IAPAR, da Criança e da Juventude e do Trabalho, Emprego e Promoção Social.
“Com este programa começamos uma nova jornada em direção ao estreitamento das relações entre as instituições públicas de ensino superior do Paraná e as comunidades residentes em municípios com indicadores sociais insatisfatórios e em áreas periféricas das cidades”, afirma a secretária Lygia Pupatto. “Essa caminhada visa ainda aprofundar o compromisso dessas instituições com o desenvolvimento regional das populações paranaenses, geralmente inseridas em contextos sociais marcados por vários desafios e problemas”, acrescenta.
Segundo a secretária, serão colocados em prática 164 projetos elaborados por universidades e faculdades estaduais públicas. “Os temas selecionados contribuem para o conhecimento e aprofundamento da realidade das comunidades paranaenses, dando oportunidade para o aprimoramento das atividades acadêmicas e incentivando a ruptura com a lógica elitista que não valoriza o saber específico herdeiro da resistência comunitária”. Consolidam, também, destacou, o compromisso com a formação humanista dos estudantes do ensino superior público do Paraná.