Maternidade do HU da UEPG comemora um ano com números expressivos 01/06/2017 - 11:50

A maternidade do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) comemora, nesta quinta-feira (1), um ano de fundação. As equipes multiprofissionais formadas por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, além dos residentes, trabalham com empenho e profissionalismo projetando a maternidade do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa como referência no atendimento obstétrico da região. Mais de 10 mil pessoas já foram atendidas pelo Pronto Atendimento Obstétrico.

Com a eficiência das equipes multidisciplinares, 2.239 crianças nasceram no hospital, sendo que, 1.470 por parto normal (equivalente a 64,33%) e 787 por cesárea (35,26%). Entre os recém nascidos à maioria são do sexo feminino, 1.166 contra 1.142 do sexo masculino.

O reconhecimento dos serviços oferecidos pelo HU por parte da sociedade manifesta-se de várias formas. Segundo a chefe de Enfermagem, Caroline Simionato Zander, a evolução da maternidade é nítida durante esse ano de existência. “É muito gratificante saber que no primeiro ano de maternidade conseguimos auxiliar tantos nascimentos e proporcionar as mães um parto humanizado e de qualidade além de manter um ótimo serviço público”, afirma.

O hospital possui 41 leitos de internação e UTIs prontos para oferecer atendimento especializado, como a UTI neonatal que é referência para bebês prematuros, além de realizar mais de 200 partos por mês.

A maternidade do HU-UEPG também faz parte da Rede Mãe Paranaense, da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, e que garante um conjunto de ações que envolvem a captação precoce da gestante, o seu acompanhamento no pré-natal e a garantia de ambulatório especializado para as gestantes e crianças de risco.

Até o final de 2017 a direção do HU-UEPG também pretende transformar a maternidade em Centro de Parto Natural e cadastrar o Hospital no Programa Hospital Amigo. O programa, criado pelo Ministério da Saúde, certifica as instituições de saúde pública que cumprem os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, o Cuidado Amigo da Mulher e uma série de outros requisitos que buscam a adequada atenção à saúde da criança e da mulher.