Nova gestão do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher toma posse no Paraná 17/10/2025 - 15:10

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), deu posse nesta sexta-feira (17) à nova gestão do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), que atuará no biênio 2025–2027. Assumiram 26 conselheiras, sendo 13 representantes do poder público estadual e 13 da sociedade civil organizada. A eleição para a nova presidente do CEDM/PR será na próxima quinta-feira, 23 de outubro. Além da diplomação da nova gestão, a cerimônia também contou com a certificação das integrantes da gestão anterior (2023–2025).
O Conselho tem como finalidade assegurar a participação social e propor diretrizes para as ações governamentais de promoção da igualdade de gênero. O colegiado atua de forma consultiva e normativa no controle social das políticas públicas, contribuindo para o fortalecimento da rede de proteção, o enfrentamento às violências e a ampliação da participação das mulheres nos espaços de decisão.
Na solenidade, a atual presidente do CEDM, Ivanete Paulino Xavier, ressaltou o caráter simbólico do momento que, segundo ela, representa confirmação de compromissos com a causa. “É um ato de passagem, mas também de reafirmação da democracia, dos direitos humanos e das mulheres paranaenses. Nesses últimos dois anos podemos afirmar que nenhuma mulher ficou para trás, pois somos diversas e plurais”, destacou.
O diretor-geral da Semipi, Diego Buligon, relembrou conquistas desde a criação da pasta, em 2023, como a criação do Fundo Estadual dos Direitos da Mulher, a entrega de 72 veículos a municípios com gestões municipais para mulheres, e o repasse de R$ 26 milhões do Fundo Estadual para Fundos Municipais para ações voltadas a esse público.
Também destacou as duas temporadas da Caravana Paraná Unidos Pelas Mulheres - programa que percorre os municípios promovendo ações de fortalecimento do atendimento e empoderamento das cidadãs orientando os gestores e gestoras municipais que atuam nas políticas para mulheres.
De 2023 para cá, houve aumento em 800% no número de órgãos municipais específicos voltados à política para as mulheres, como departamentos, coordenadorias, secretarias, núcleos ou diretorias criadas nas prefeituras. Diego ressaltou, ainda, o crescimento em 250% do número de conselhos municipais ativos e o avanço em 300% no número de cidades que criaram fundos municipais no Paraná.
“É a renovação de um ciclo, o momento de avaliar avanços, planejar e enfrentar novos desafios. Seguiremos trabalhando para reduzir barreiras e garantir que as mulheres tenham igualdade de direitos e oportunidades”, afirmou Diego.
IMPULSIONAR PROJETOS - Mariana de Sousa Machado Neris, atual vice-presidente, diretora de Políticas Públicas para as Mulheres da Semipi e representante da Pasta no Conselho, lembrou que, ao longo da gestão 2023–2025, foi possível impulsionar projetos importantes por meio do Fundo Estadual dos Direitos da Mulher, atualmente o único em funcionamento no País. “Este período foi marcado pela consolidação da governança da política estadual para as mulheres, com uma secretaria forte, fundo e conselho também fortes”, afirmou.
Segundo a nova conselheira Alessandra Carolina Mendes Vidmontas, da Associação Beneficente Encontro com Deus (ECD), a expectativa é contribuir com discussões e ações que tragam resultados concretos, especialmente no enfrentamento à violência contra meninas e mulheres. "Precisamos fortalecer a rede de acolhimento e ampliar o número de casas protetivas no Estado", disse.
Representante da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e integrante de três gestões do CEDM, conselheira Maria Inez Barboza Marques, avaliou a experiência como um espaço de aprendizado e parceria. “Pude vivenciar, de fato, essa rede de solidariedade e afeto entre sociedade civil e governo”, ressaltou.
Já Bruna Ravena Braga dos Santos, da Associação de Travestis e Transexuais de Foz do Iguaçu (Casa de Malhu), que permanece na gestão 2025–2027, destacou o caráter coletivo da atuação do Conselho e a ampliação da representatividade. "O novo ciclo deve dar continuidade ao trabalho de fiscalização e execução de políticas públicas e consolidar o Plano Estadual dos Direitos das Mulheres, a partir das propostas debatidas na última Conferência Estadual", disse.
Governador autoriza construção do primeiro Espaço de Acolhimento da Mulher
PRESENÇAS – Participaram da solenidade, realizada na Procuradoria-Geral do Estado, em Curitiba, o procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior; a auditora fiscal do Tribunal de Contas do Estado, Adriana Lima Domingos; a deputada estadual Márcia Huçulak; o procurador-geral do Estado, Luciano Borges; a coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem) da Defensoria Pública do Paraná, Mariana Martins Nunes; o coordenador de Planejamento Estratégico e Grupos Vulneráveis da Secretaria da Segurança Pública (SESP), coronel Dalton Gean Perovano; a procuradora do Tribunal Regional Eleitoral, Eloisa Helena Machado, e a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná, Ana Carolina Pinto Franceschi.
Conheça as conselheiras da nova gestão:
Órgãos governamentais estaduais:
Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Maria Lúcia Raimondo
Secretaria da Cultura - Maria Marta Sienna
Casa Civil do Governo do Estado - Jaqueline Semke Ranzolin
Secretaria da Agricultura e do Abastecimento - Jussara Fátima Ribeiro
Secretaria da Educação - Sandra Aparecida Da Silva
Secretaria da Justiça e Cidadania - Jane Cristina Lobato Vasques
Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda -Leila Milfont Rameh
Secretaria da Saúde - Carolina Bolfe Poliquesi
Secretaria do Planejamento - Flávia Barboza Santos
Secretaria do Desenvolvimento Social e Famíli - Silvia Cristina De Lima
Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa - Mariana de Sousa Machado Neris
Secretaria das Cidades - Márcia De Oliveira Amorin
Secretaria da Segurança Pública - Luciana De Novaes.
Entidades da sociedade civil organizada
Associação de Entidades de Mulheres do Paraná (Assempa) - Rosalina Batista
Grupo Mulheres do Brasil (Gmb) - Larissa Hack
Central Integrada de Apoio Familiar (CIAF) - Tania Cristina de Castro Ribeiro
Associação Beneficente Encontro com Deus (ECD) - Alessandra Carolina Mendes Vidmontas
Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (HUMSOL) - Fernanda Queiroz
Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, Regional Paraná (RFS) - Silvana Aparecida Mariano
Rede Mulheres Negras do Paraná (RMN) - Ivanete Paulino Xavier
União Brasileira de Mulheres (UBM) - Maria Isabel Pereira Corrêa
Associação de Travestis e Transexuais de Foz do Iguaçu (ONG Casa de Malhu) - Bruna Ravena Braga Dos Santos
Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - Ana Claudia Marochi
Central Única dos Trabalhadores (CUT) - Eunice Tieko Miyamoto
Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP) - Tatiana Nanci da Maia
Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (FETEC - CUT) - Vandira Martins de Oliveira.