Novo reitor da Unioeste toma posse no dia 2 de janeiro 29/12/2011 - 11:50

Em visita ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), no dia 22 de dezembro, o governador Beto Richa assinou a nomeação do novo reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), professor Paulo Sérgio Wolf, e do vice-reitor, professor Carlos Alberto Piacenti, que foram eleitos pela comunidade acadêmica no dia 25 de outubro. O mandato será até 2015. O novo reitor e o vice-reitor serão empossados no dia 2 de janeiro de 2012, em Cascavel.

“Não falta esforço para fazer o melhor pelo Paraná. Pela primeira vez na história estamos nomeando um reitor eleito pela Unioeste, medida que está de acordo com o espírito democrático do governo”, disse Richa. O reitor eleito, professor Paulo Sérgio Wolff, é o atual diretor geral do Campus de Cascavel, graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá e mestre em Engenharia Agrícola pela Unioeste. Paulo Sérgio é professor efetivo da Unioeste desde 1984 e ocupou a direção geral do Campus por três mandatos.

Wolf disse que irá promover a otimização de recursos financeiros na universidade e criar um portal de transparência para ampliar a participação dos funcionários e alunos nas discussões orçamentárias. “Queremos que a Unioeste contribua cada vez mais para o desenvolvimento da região”, disse ele, destacando o apoio do governador Beto Richa para fortalecer as instituições de ensino superior do Paraná.

O vice-reitor Carlos Alberto Piacenti é graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas do Sul de Minas e é doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa.

“Duas faculdades do Paraná já tiveram eleições, o que mostra o respeito do governo do Estado pela comunidade acadêmica. Não temos dúvida que o novo reitor conquistou o respeito dos funcionários e estudantes”, disse o secretário.

Cascavel ganha centro de referência
O governador Beto Richa inaugurou nesta no dia 22 de dezembro, em Cascavel, uma nova ala do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) especializada no tratamento de fissura lábio-palatal. A unidade, que será o segundo centro de referência do Paraná nessa área, terá oito consultórios e 14 especialidades, incluindo cirurgias plásticas e pediátricas. Além da especialização em fissura lábio palatal, o novo bloco terá um banco de leite, biblioteca setorial e refeitório.

Foram investidos cerca de R$ 2,5 milhões na obra, custeada pelos governos estadual e federal. A nova ala entrará em operação no início de fevereiro. “O governo investe para garantir um atendimento de saúde mais humano, com mais qualidade e dignidade. Saúde pública é nossa prioridade”, disse o governador.

Richa destacou o compromisso do governo estadual de fortalecer o ensino superior no Paraná. “Queremos também que as universidades paranaenses sejam um centro irradiador de conhecimento, investindo vigorosamente em pesquisa e desenvolvimento tecnológico”, afirmou o governador. Ele lembrou que o Hospital Universitário do Oeste do Paraná faz parte do programa Hospsus. “Iremos repassar R$ 240 mil mensais para essa unidade”, informou ele.

Denise Davidoff, coordenadora do Centro de Atenção e Pesquisa em Analomia Craniofacial, que será responsável que administração da nova unidade, explica que no Brasil, um em cada 650 bebês nasce com fissura lábio-palatal. “E um problema comum que atinge muitas famílias. Essa unidade irá oferecer um tratamento completo, dando dignidade às crianças”, disse ela.

Segundo Denise, até agora os pacientes precisavam ir a São Paulo ou Curitiba para realizar o tratamento, o que gerava custos e transtornos para os familiares. A nova ala terá também atendimento odontológico com 12 cadeiras, laboratório de prótese, raio-x e salas de fisioterapia e recreação.

Com informações da Agência de Notícias