Nutead UEPG retoma atividades com novos recursos no ambiente virtual 26/02/2019 - 16:23

Os mais de dois mil alunos da modalidade de Ensino a Distância (EAD) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) retomaram as atividades nesta segunda-feira (26). Na aula inaugural transmitida para os 51 pólos em diferentes cidades paranaenses, os estudantes conheceram algumas novidades e novos recursos do ensino do ambiente virtual oferecido pelo Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead).

A aula inaugural contou com a presença da professora Kelly Ducati, coordenadora pedagógica do Nutead, do professor Carlos Willians Jaques Morais, diretor do Núcleo, e do professor Albino Szesz Junior. Durante cerca de 1h20 de duração da aula, os docentes expuseram alguns dos aspectos novos no ambiente online, além de demandas pedagógicas e organizacionais.

O professor Carlos deu boas-vindas aos estudantes e lembrou que os nove cursos de graduação do Nutead são marcados pelo compromisso com a qualidade do ensino EAD. “A Universidade requer qualidade e isso, por sua vez, requer compromisso do aluno com o aprendizado”, contou o professor Carlos. O docente destacou ainda o apoio dado pela Reitoria ao desenvolvimento do ensino EAD.

Durante a aula inaugural, os professores, alunos e coordenadores de pólos foram informados sobre demandas pedagógicas e especialmente sobre o protagonismo do aluno nessa modalidade de ensino.

Novidades na plataforma

O professor Albino destacou a importância das novidades na plataforma de ensino usada por professores e alunos do EAD. Os novos recursos do ambiente virtual incluem, principalmente, a possibilidade de gravação de recursos de mídia dentro da própria plataforma. “Os alunos poderão gravar vídeo e áudio, por exemplo, dentro da própria plataforma. Isso vai ao encontro da convergência no ensino”, explica Szesz.

Segundo o docente, isso trará mais flexibilidade para aluno e professor. “Até então, o aluno ou o professor tinham que enviar um arquivo de mídia para a plataforma. Essa mudança no sistema trará mais facilidade”, destaca. Albino lembra que em disciplina como a que prevê o ensino de Libras, por exemplo, a ferramenta será fundamental para o desenvolvimento das atividades.