Paraná Mais Orgânico certifica primeiros agricultores de Mandaguaçu 03/12/2019 - 11:02

No dia 29 de novembro de 2019, o município de Mandaguaçu, no norte paranaense, conquistou a primeira certificação orgânica no âmbito do programa Paraná Mais Orgânico (PMO). Na chácara Assaí, propriedade do casal de agricultores Ivan e Janaína Scarabeli, o principal cultivo é o de tomate, que recebeu agora o selo de produto orgânico. O processo de certificação contou com o acompanhamento dos engenheiros agrônomos do programa e do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

A entrega simbólica do certificado foi realizada durante o dia de campo “Manejo orgânico na cultura do tomate”, organizado pelos estudantes do quarto ano, da disciplina de Extensão Rural, do professor Ednaldo Michellon da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O evento ressaltou os manejos e tratos culturais agroecológicos na cultura do tomate. Estiveram presentes no encontro aproximadamente 40 pessoas entre agricultores, técnicos e alunos de ciências agrárias.

Entre julho de 2018 e novembro de 2019, o Núcleo de Certificação Orgânica da UEM certificou cerca de 70 agricultores, promovendo maior qualidade de vida para os produtores rurais e consumidores.

PARANÁ MAIS ORGÂNICO - Programa de orientação a agricultores familiares interessados em produzir alimentos de maneira orgânica. Os produtores aprendem a converter lavouras tradicionais em modelo orgânico, ou seja, livres de agrotóxicos, de sementes transgênicas e de outras substâncias tóxicas ou sintéticas, de acordo com a legislação brasileira para produtos e sistemas de produção orgânica. As orientações são conduzidas pelos profissionais dos núcleos de Certificação Orgânica, sediados nas sete universidades estaduais e no Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA).

O Governo do Estado do Paraná, por meio da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF), vinculada à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), investiu o montante de R$ 13,5 milhões no programa, estruturado em quatro fases. O Paraná Mais Orgânico já soma mais de 1,1 mil certificações em propriedades rurais paranaenses, mais de 2 mil visitas e número superior a 850 estudos de caso desenvolvidos.

Iniciado em 2009, o programa atua ainda na viabilização da certificação daqueles agricultores familiares que já seguem as técnicas de manejo orgânico.