Paraná avança na cooperação com Québec 20/01/2011 - 10:20
.jpg)
A assessora apresentou um breve histórico da parceria e demonstrou interesse em ampliar ainda mais o intercâmbio entre os pesquisadores paranaenses e quebequenses. Ainda no primeiro semestre deste ano, devem ser realizadas videoconferências entre pesquisadores e professores das duas regiões.
A analista de projeto da Coordenadoria de Ciência e Tecnologia (CCT) da Seti, Maria Elizabeth Lunardi, que também participou do encontro, disse que o objetivo das videoconferências é facilitar a aproximação acadêmica e a troca de informações necessárias para a continuidade dos trabalhos conjuntos. Além disso, um renomado pesquisador canadense demonstrou interesse em visitar uma universidade estadual para conhecer a equipe de pesquisadores e definir os projetos e ações que serão desenvolvidos em parceria nos próximos anos.
O Plano de Ação Paraná Québec 2010 – 2011, firmado em 2009, estabelece algumas áreas de interesse prioritário às duas regiões no âmbito da ciência e da tecnologia: meio ambiente, desenvolvimento sustentável, energias renováveis, articulação universidade/empresa e compromisso social das universidades. As parcerias devem ser estabelecidas com instituições de ensino, pesquisa e órgãos governamentais, em programas de formação, intercâmbios acadêmicos, cursos, programas conjuntos de pesquisa, no âmbito da graduação e da pós-graduação.
Cerca de 15 parcerias já estão sendo analisadas entre instituições canadenses e a Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidades Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). As instituições federais e privadas que também participam desta cooperação serão convidadas a participar das atividades e videoconferências que serão organizadas pela SETI.