Paraná é finalista em premiação nacional com escritórios de projetos das universidades 08/07/2025 - 14:00

Confira o aúdio desta notícia

O Governo do Paraná foi anunciado nesta segunda-feira (7) como finalista em mais uma premiação que reconhece a excelência na gestão pública. O Escritório de Projetos Executivos de Engenharia e Arquitetura (Projetek), programa coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), foi selecionado entre 74 iniciativas de vários estados e regiões do Brasil no Prêmio Conip. Os vencedores serão anunciados no dia 28 de agosto, durante o 25° Congresso de Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (Conip 2025), em Brasília (DF).

O Paraná conquistou outra premiação nacional relacionada a práticas inovadoras na gestão pública, com o Projetek, no ano passado. Com unidades em cada uma das sete universidades estaduais, esse programa governamental é considerado uma referência como política pública de articulação entre o ensino superior e o setor público, aliando o conhecimento acadêmico especializado ao desenvolvimento local e regional, sem perder de vista as demandas sociais e a sustentabilidade de longo prazo.

O programa oferece, de forma gratuita, o serviço de elaboração de projetos de infraestrutura urbana para pequenos municípios com população de até 30 mil habitantes, que muitas vezes não contam com uma área técnica para desenvolver essa atividade. A iniciativa já beneficiou 59 municípios com 87 projetos de obras públicas, gerando uma economia de R$ 8,8 milhões aos cofres municipais.

Para o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, a presença do Projetek entre os finalistas dessa premiação reafirma a relevância da iniciativa.

“O fato de o programa novamente estar entre os finalistas de um prêmio nacional mostra que se trata de uma política pública importante que atende às demandas dos municípios por projetos de engenharia civil ao mesmo tempo em que contribui para a formação de profissionais capacitados com o uso da metodologia BIM, que tem se consolidado como a melhor forma de planejar e executar obras públicas” afirma.

O programa paranaense concorre com outros 14 serviços públicos de instituições municipais, estaduais e federais de oito estados e do Distrito Federal. Entre as ações está o Sistema Integrado de Gestão de Manutenção Urbana (Sigmu Cidades), uma solução desenvolvida pela Prefeitura de Curitiba, que digitaliza e integra processos eletrônicos e ordens de serviços com recursos de georreferenciamento, e otimiza o tempo das equipes em campo, com eficiência, agilidade e transparência na administração pública.

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA – Um dos diferenciais do Projetek é a aplicação da tecnologia BIM (Building Information Modeling) nos projetos, uma metodologia que revolucionou o planejamento e a execução de obras públicas. Os escritórios acadêmicos do programa contam com equipes multidisciplinares de estudantes e profissionais das áreas de engenharia civil e elétrica e de arquitetura e urbanismo, que utilizam o BIM para desenvolver projetos mais precisos, sustentáveis e com melhor custo-benefício.

Essa abordagem inovadora possibilita a integração de informações técnicas, a detecção de incompatibilidades ainda na fase de projeto e a otimização de recursos, com mais economia, controle e eficiência para os municípios. O resultado são obras mais bem planejadas, com redução de desperdícios e aumento da qualidade na construção, beneficiando diretamente a população paranaense.

PRÊMIO – O Prêmio Conip de Excelência em gestão pública reconhece há quase 30 anos iniciativas que utilizam a tecnologia da informação para a inovação e melhoria de serviços públicos de todo o Brasil. O objetivo é identificar ações que contribuem para o fortalecimento da cidadania e da gestão pública com foco no cidadão e na modernização das práticas administrativas. A avaliação dos programas e projetos inscritos e seleção dos finalistas e vencedores é feita por especialistas de todas as regiões do País.

GALERIA DE IMAGENS