Paraná elabora proposta de curso de mestrado em Bioenergia 18/03/2009 - 16:57

Três consultores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC) estiveram na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior (Seti), em Curitiba, nesta semana, com o objetivo de analisar a proposta de implantação do novo curso de mestrado em Bioenergia – área de concentração em Biocombustíveis  - no Paraná. A proposta deverá ser submetida à Capes até o próximo dia 26.
O mestrado será implantado por meio de uma rede, formada pela associação de instituições de ensino superior e de pesquisa do Paraná e deve atender a demanda por novas tecnologias na área. Nesta terça-feira (17), a professora Berenice Quinzani Jordão, da Seti, acompanhou os consultores João Eustáquio e Antônio José da Silva Neto, em visita aos laboratórios do Tecpar, na Cidade Industrial de Curitiba. As instalações do Cerbio, considerado um centro de referência em biocombustíveis, serão utilizadas durante o curso.
De acordo com Bill Costa, diretor técnico do Tecpar, a proposta do curso é inédita no país porque envolve várias instituições de ensino e pesquisa. "O Tecpar será um dos colaboradores. Os alunos poderão usar os nossos laboratórios para o desenvolvimento da parte prática do curso", explica. A competência paranaense na área da Bioenergia é um dos principais motivos apontados pelas instituições para criação do novo mestrado. "Com a parceria, estamos cumprindo um dos nossos objetivos que é a disseminação do conhecimento, além de contribuir com a formação profissional", finaliza o diretor do Tecpar.
Representantes de todas as instituições envolvidas, assim como professores e pesquisadores que irão compor o corpo docente do curso, participaram da discussão da proposta durante reuniões realizadas durante dois dias, em Curitiba. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) será a instituição proponente da proposta.