Pesquisador do Tecpar lança jogo educativo em seminário nacional 21/07/2011 - 16:30

O jogador aprende a ordenhar as vacas e mantê-las sempre em condições ideais de higiene, para que a prevenção de doenças e o tratamento de animais doentes funcionem adequadamente. Ainda no intuito da educação, é exibido um letreiro com frases retiradas da legislação e de normas em vigor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para enfatizar a ligação do jogo com situações da rotina de ordenha.

Assim que for lançado, o jogo ficará disponível na internet com acesso irrestrito. “É um jogo de interesse geral, mas bastante proveitoso para estudantes de agronomia e pecuária”, explica Campagnolo, ressaltando que o processo de produção foi acompanhado por especialistas do setor para garantir a conformidade do game com as técnicas adequadas de manejo de gado.

É a segunda vez que Bruno Campagnolo leva um jogo da mesma natureza ao seminário, que congrega pesquisadores de todo o Brasil e é promovido anualmente pelo curso de mestrado em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Segundo os organizadores, o objetivo do evento é socializar os trabalhos produzidos em diversas regiões brasileiras e estimular a reflexão e o desenvolvimento dos jogos eletrônicos dentro do contexto educacional e cultural.

PROJETO – O jogo Muulti-Muu faz parte de uma iniciativa do Tecpar, por meio do Centro de Engenharia de Sistemas Inteligentes, que está criando jogos para difundir as Boas Práticas Agropecuárias na produção de leite. Essa oportunidade teve origem em outro projeto em desenvolvimento no centro, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Projeto Galaxis – Sistema Inteligente para apoio à cadeia produtiva do leite.

O projeto de desenvolvimento do jogo conta com bolsas de iniciação científica financiadas pela Fundação Araucária e com apoio parcial do Projeto Galaxis (http://galaxisfarm.com/). Os responsáveis pelo projeto gráfico são Diego Szpikula Cabral e Angelo Rossi Hidalgo Jr; pela consultoria veterinária: Roberta M. Züge, Carmen N. Cortada e João Paulo Gomes de Carvalho; pela programação: Rafael Faria de Azevedo; e pela coordenação: Bruno Campagnolo.

GLOBAL GAME JAM – Bruno Campagnolo tem forte atuação no segmento. Ele é um dos responsáveis por organizar em Curitiba um desafio mundial de desenvolvedores de games, a Global Game Jam (GGJ), promovida pela IGDA (International Game Developers Association), cujo objetivo é dar suporte ao desenvolvimento e prototipação rápida de jogos independentes.

Na terceira edição do evento, que ocorreu em janeiro em 44 países, desenvolvedores de jogos reuniram-se em locais diversos durante um fim de semana e, dado um tema, tiveram menos de 48 horas para criar jogos relacionados ao tema fornecido. Em 2010, cerca de 4 mil pessoas, em 140 localidades, criaram 900 jogos. O evento bateu todos os recordes neste ano e quase 1.500 jogos foram criados por cerca de 6.500 participantes espalhados em 169 locais.

Em Curitiba, cerca de 100 desenvolvedores – entre artistas, programadores, designers, músicos, professores e estudantes de jogos – dedicaram-se ininterruptamente a essa tarefa no campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). A próxima edição da Global Game Jam será de 27 a 29 de janeiro de 2012.

Colaboração: Assessoria Tecpar