Pró-reitoras de extensão das universidades debatem novo edital do Programa Universidade Sem Fronteiras 31/07/2019 - 17:01
O Superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Aldo Bona e a Coordenadora do Programa Universidade Sem Fronteiras (USF) Sandra Cristina Ferreira receberam nesta segunda-feira (30) as Pró-Reitoras de extensão das universidades estaduais para dialogar sobre o novo edital do USF. O edital, que deve ser publicado no fim desse semestre, prevê 7 áreas de investimento, são elas: Agricultura Familiar e Agroecologia, Educação, Inclusão e Direitos Sociais, Diversidade Cultural, Promoção a Saúde e Inovação Social.
O Universidade Sem Fronteiras é uma política de Estado que executa ações de extensão nas instituições de ensino públicas e privadas. São priorizadas áreas estratégicas que privilegiem municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), bem como, áreas de pobreza das periferias das cidades paranaenses.
Em vigor desde 2007, as ações do programa também visam o desenvolvimento da extensão, articulada ao ensino e à pesquisa, da capacitação e da produção tecnológica, cultural e desenvolvimento social voltadas para a inovação e a melhoria da qualidade de vida.
Em 2017, a Seti investiu, por meio da Unidade Gestora do Fundo Paraná, R$ 7 milhões para o desenvolvimento de 85 projetos vinculados edital dos Subprogramas USF nas sete universidades estaduais, Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Instituto Federal do Paraná (IFPR).
“Estamos construindo coletivamente um novo edital do USF que atenda as demandas do Estado, priorizando projetos que melhorem a qualidade de vida da população”, afirmou o superintende da Seti Aldo Bona. Durante a reunião também foram debatidos outros programas ligados ao Universidade Sem Fronteiras como o Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ) e o Núcleo Maria da Penha (NUMAPE).
A coordenadora do USF Sandra Ferreira destacou que número de projetos desenvolvidos no último edital demonstra a credibilidade e respeito pelo programa e o interesse das universidades em executar ações de extensão. “O USF é um programa consolidado e, por meio do edital, investimos em capital humano gerando uma grande ação de extensão nas universidades paranaenses”.