Pró-reitores de Extensão se reúnem com equipe da Seti para avaliar o programa Universidade Sem Fronteiras 22/02/2016 - 17:20
Na última sexta-feira (19), o secretário João Carlos Gomes e a coordenadora da Assessoria de Projetos Estratégicos do Gabinete (APEG), Sandra Cristina Ferreira, se reuniram com os pró-reitores de Extensão das sete universidades estaduais na Secretaria da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior (SETI) para discutir propostas de alterações para os futuros editais do Programa Universidade Sem Fronteiras (USF) que que qualifiquem ainda mais as ações desenvolvidas pelas equipes que atuam no programa. Durante a reunião, foi destacada a importância de cada projeto e a necessidade de ampliar recursos para os subprogramas.
O secretário João Carlos Gomes destacou o envolvimento das universidades com as comunidades nos últimos anos, que foram essenciais para desenvolver os 83 projetos selecionados no último edital. “O Universidade Sem Fronteiras é uma ação que integra as universidades com as comunidades e promove a aplicação de políticas públicas de extensão. Trata-se de um programa de Estado que contribui para o desenvolvimento e transformação das regiões paranaenses mais carentes”, ressaltou o secretário.
UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS - O USF teve início em 2007 e foi instituído em 2010 por meio da Lei 16.643 como política pública de Estado. O USF tem por objetivo desenvolver projetos de extensão, prioritariamente, em municípios paranaenses com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e bolsões de pobreza. Um dos desafios da extensão universitária é desenvolver as metodologias e procedimentos ligados à sua natureza, cuja particularidade difere da pesquisa e o ensino.
As ações são realizadas por meio de equipes multidisciplinares compostas por professores, estudantes de graduação e profissionais recém-formados (até três anos) das IES e instituições parceiras envolvendo diferentes áreas do conhecimento.