Professor da Unioeste ministra curso no Comitê Olímpico Brasileiro 08/08/2014 - 12:00

O professor Edilson Hobold, do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), foi convidado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para ministrar o curso de Treinamento dos Esportes de Combate: Judô, na Academia Brasileira de Treinadores (ABT) do Instituto Olímpico Brasileiro, que acontece de sábado (9) a terça-feira (12) na sede do Time Brasil, no Rio de Janeiro.


Esta é uma iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro, órgão do Comitê Olímpico Brasileiro, voltado à educação e tem o objetivo de complementar, por meio de atividades de cunho educacional de qualidade, a formação profissional de treinadores, na dimensão do esporte de alto rendimento, e, desse modo, contribuir de forma relevante para a conquista de resultados positivos no esporte olímpico.


“Sei que foram analisados currículos de profissionais de todo o país e apenas quatro foram convidados. Pra mim é uma grande honra e imensa oportunidade estar junto com os melhores treinadores de judô do Brasil, entre eles treinadores de atletas olímpicos”, disse o professor que também é membro do Conselho Nacional de Arbitragem da Confederação Brasileira de Judô, Edilson Hobold.


A Academia Brasileira de Treinadores desenvolve suas atividades por meio do curso de Esporte de Alto Rendimento, dividido em duas áreas de concentração: Desenvolvimento Esportivo e Aperfeiçoamento Esportivo. Foram disponibilizadas 108 vagas para todo o País para a edição 2013-2015 da ABT, para as modalidades: judô, lutas associadas e taekwondo, que teve início em dezembro de 2013, em um concurso nacional aberto. Foram observadas as qualificações profissionais de cada candidato para atuar como docente na ABT.



Comitê Paralímpico Brasileiro

A Rede SETI Esportes, ação que reúne as universidades estaduais a serviço do esporte, conseguiu três vagas exclusivas para cada instituição no Curso de Capacitação para Classificador Funcional Paradesportivo, que é realizado em parceria com a Secretaria do Esporte e Turismo do Paraná e o Comitê Palímpico Brasileiro. “A participação neste tipo de projeto, além de abrir caminhos futuros aos envolvidos no campo profissional em nível nacional e até mesmo internacional, oportuniza e fomenta o desenvolvimento do Paradesporto Regional”, ressaltou o coordenador da Rede SETI Esportes, Francisco Paulo Trautwein.


O curso será realizado na Universidade Estadual de Londrina (UEL) de 18 a 23 de agosto. O corpo docente é formado por especialistas com trabalhos reconhecidos mundialmente e dentro do Comitê Paralímpico Internacional.