Professores das Universidades Estaduais discutem Agroecologia 20/05/2008 - 16:37

Professores e coordenadores dos cursos de agronomia, zootecnia, medicina veterinária, engenharia agrícola e das fazendas escolas das  Universidades Estaduais do Paraná e representantes da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) participaram, nesta terça-feira (20), de uma reunião no Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab). O objetivo da visita foi conhecer o CPRA a fim de criar parcerias com as instituições estaduais de ensino superior no desenvolvimento de projetos na área de agroecologia.
O diretor adjunto do CPRA, Filipe Farhat, apresentou aos presentes o exemplo do centro, que era uma junção de áreas mais voltadas para a criação de animais e cultivos florestais pertencentes a diferentes instituições. As áreas de criação e produção vegetal passaram a se integrar mais e a trabalhar no sistema mais orgânico e sistêmico de contato, onde o resíduo de uma espécie é aproveitado pela outra. “Foi montando um centro de referência que foi possível mostrar que para produzir não é necessário poluir. Podemos produzir degradando menos o meio ambiente”, destacou Farhat.
Segundo ele, o convite às universidades para a integração com o CPRA visa a criar uma área de agroecologia dentro das instituições, contribuir para o desenvolvimento de pesquisas na área, tornando-se braços do CPRA para mostrar que a agroecologia é possível em qualquer região do estado. “Essa integração se faz necessária para que o centro possa ser realmente paranaense de referência”, afirmou o diretor.
VISITA
Acompanhados pela coordenadora de Ciência e Tecnologia da Seti, Jackelyne Corrêa Veneza, os representantes das universidades conheceram a estrutura do centro e alguns projetos no estudo da agroecologia. A coordenadora destacou a importância dessa ação conjunta entre a Seti e a Seab: “Esses projetos interinstitucionais e multidisciplinares na área de agroecologia são importantes para o desenvolvimento educacional e sócioeconômico do estado”.
 O vice-diretor da Faculdade Estadual Luiz Meneghel (Falm), Robinson Osipe, instituição que integra a Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), falou sobre a plantação de morango orgânico, realizada pelos estudantes da Falm, e destacou a futura integração com o CPRA. “A visita é de suma importância para conhecermos todo o potencial do centro, para assim fortalecer os grupos de estudos de nossas universidades,” afirmou Osipe, que também coordena a fazenda escola da Falm.