Programa Paraná Inovador é destaque no encerramento da Inovatec 19/10/2012 - 13:40

Com centenas de ofertas tecnológicas, pesquisas e patentes de instituições de pesquisa e prestadores de serviços tecnológicos e uma participação expressiva de pesquisadores, técnicos e professores de todo o Estado, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior encerrou ontem à noite (18) a Inovatec Paraná 2012 – a segunda feira paranaense de negócios em inovação tecnológica entre empresas, universidades, instituições de pesquisa e prestadoras de serviços tecnológicos.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, falou sobre os números positivos do evento. “Superamos as expectativas em relação aos resultados da feira, dentro de alguns dias estaremos apresentando o balanço dos negócios realizados”.

INOVAÇÃO – Leal destacou no seu pronunciamento o programa Paraná Inovador. “Com o Paraná Inovador estamos vencendo o desafio de criar ambientes propícios à inovação e definindo os alicerces para o desenvolvimento estadual de longo prazo”, afirmou o secretário.

Voltado para o incentivo ao desenvolvimento científico, tecnológico e inovação em áreas estratégicas, o Paraná Inovador é um dos programas incluídos no Plano Plurianual (PPA), período 2012/2015, que dá as linhas para estabelecer a Lei Orçamentária do Estado.

As diretrizes do programa contemplam o apoio aos arranjos produtivos locais, por meio do planejamento de estratégias voltadas para o desenvolvimento sustentável; a interação entre as universidades, institutos de pesquisa e empresas, promovendo uma ampla rede de pesquisa e inovação; o desenvolvimento e consolidação das pesquisas nas áreas estratégicas para o Paraná; e a divulgação do conhecimento, produtos e serviços de base tecnológica do Estado.

De acordo com o secretário, o programa estabelece parcerias com instituições empreendedoras de ensino superior, centros de pesquisa, empresas, organizações não-governamentais e do governo do Estado para viabilizar programas e projetos estaduais e nacionais, que possam fomentar atividades nas áreas prioritárias do Estado para a ciência, tecnologia e inovação, definidas pelo Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia (CCT), que é presidido pelo Governador do Estado, e formado por representantes do governo e da sociedade civil.

PLANEJAMENTO – Leal falou sobre o planejamento de longo prazo em CT&I para o Paraná que está sendo elaborado para o período de 2018/2030. “Com esse chamado 'master plan' a secretaria, juntamente com o Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná (Senai/PR), vai potencializar os ativos e a capacidade de investimentos em CT&I do Paraná, de acordo com as vocações e potencialidades de cada uma das regiões do Estado, de forma a reposicionar o Paraná dentro do Brasil e do mundo”, explicou.

Estão previstos a criação de uma plataforma de mapeamento e georreferenciado de apresentação dos ativos de CT&I do Estado do Paraná e definição de um modelo de referência de articulação de habitats de inovação para o Estado do Paraná.

A Inovatec é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) e o sistema da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
25° Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) entregou nesta quinta-feira (18) à noite, no encerramento da 2ª Feira Inovatec Paraná 2012, o 25° Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia. A iniciativa faz parte das ações da secretaria para valorizar produções científicas de pesquisadores, jovens talentosos, inventores independentes e jornalistas científicos.

O prêmio possui quatro categorias: profissional (um professor-pesquisador e um pesquisador-extensionista em cada área); estudante de curso de graduação; inventor independente (com formação em qualquer área do conhecimento) e jornalista científico.

O prêmio, criado em 1986 pelo Governador José Richa, contempla, a cada ano, em sistema de rodízio, duas grandes áreas do conhecimento. Nesta edição foram escolhidas as engenharias e as ciências biológicas.

A premiação consiste em um diploma e valor em dinheiro para as diferentes categorias tendo como base o valor do vencimento de professor titular em regime de dedicação exclusiva das instituições estaduais de ensino superior (IEES).

Confira a lista dos vencedores:
Área Ciências Biológicas

Categoria professora-pesquisador
Ganhador: Maria Angélica Ehara Watanabe, do Departamento de Ciências Patológicas do Centro de Ciências Biológicas/UEL.

Categoria: Pesquisador-Extensionista
Ganhador: Marcílio Hubner de Miranda Neto/Departamento de Ciências Morfológicas/UEM.

Categoria: Estudante de Curso de Graduação
Ganhador: Patrícia Midori Morobushi Ozawa/Curso de Biomedicina/Centro de Ciências Biológicas/UEL.

Área Engenharias
Categoria: Professor-Pesquisador
Ganhador: Roberto Buchaim/Departamento de Estruturas/Centro de Tecnologia e Urbanismo/UEL.

Categoria: Inventor Independente
Ganhador: Carlos Antônio do Nascimento Beyersdorff/Foz do Iguaçu/PR.
Invenção: Veículo para Transporte Autônomo de Cadeirantes.

Categoria: Estudante de Curso de Graduação
Ganhador: Thiago Gaspar Levin/Curso de Sistemas de Informação/Campus Luiz Meneghel/UENP.

Categoria: Jornalismo Científico
Ganhador: Célio Mamoru Nozaki Yano/Jornalista/Curitiba/PR.

Mais fotos