Projeto de Medicina da Unioeste é finalista em prêmio nacional 14/06/2012 - 17:04

Estudantes de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estão trabalhando no combate ao câncer em crianças e adolescentes, em Cascavel. Com ações e orientação em todas as unidades de saúde do município, os acadêmicos do 4° e 5° anos atuam no projeto chamado “Diagnóstico Precoce do Câncer Infanto-Juvenil”, atendendo a faixa etária de 0 a 19 anos.

Até o final de julho, os acadêmicos também explicam aos funcionários como diagnosticar precocemente a doença e o tratamento adequado que deve ser dado a ela. Nesta idade, os cânceres mais comuns são os de sangue (leucemia), tumores do sistema nervoso central e linfomas. Quanto mais cedo é feito o diagnóstico e o tratamento da doença, maior é probabilidade de cura.

O projeto de extensão existe já há dois anos, e hoje é finalista do “4° Prêmio Inovação Medical Services – Novos Caminhos em Saúde Pública”, patrocinado pelo site da Revista Digital de Notícias Científicas (www.medicalservices.com.br/premiomedicalservices) destinado a médicos e profissionais da saúde. Coordenado pelas professoras Carmem Maria Costa Mendonça Fiori e Aline Carla Rosa, o projeto de extensão conta com parceria do Instituto Ronald Mac Donald.

Dos cinco finalistas, três projetos serão escolhidos por votação e serão avaliados por uma comissão julgadora. Os profissionais e estudantes da área da saúde podem contribuir na votação. Para isso é necessário se cadastrar no site, clicar em “Vote nos seus favoritos”, depois em “Doutorandos” e votar no projeto “Diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil nas UBS de Cascavel”. A votação prossegue até esta sexta-feira (15). O resultado final será conhecido entre agosto e setembro.

SORO CONCENTRADO - Também é da Unioeste de Cascavel um trabalho de pesquisa que será apresentado em simpósio mundial promovido pela Federação Internacional de Laticínios (IDF) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Agronômicas da França (INRA).

A pesquisa “The Use of WPC35 (Concentrado Proteico de Soro) and Inulin in Spaghetti Noodles: a Nutritional Study”, coordenada pela professora Luciana Oliveira de Fariña, do curso de Farmácia, foi selecionada entre os 20 trabalhos mais relevantes, extraídos dos 51 inscritos de diversos países. Eles serão apresentados no “5th Internacional Symposium on Spray Dairy Dried Products”, entre os dias 19 e 22 próximos, na cidade de Saint-Malo, na França.